Colisão entre veículos seguida de incêndio é registrada na BR-230 entre Oeiras e São João da Varjota
01/02/2026 - 11:21Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo em trecho de fluxo intenso da rodovia
No dia 12 de outubro, além de dia das crianças, são comemoradas outras duas datas: O descobrimento da América - em 12 de outubro de 1492, e aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil - em 12 de outubro de 1717.
No Brasil, é comemorado o dia das crianças desde a década de 1920, A data foi oficializada por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a "Semana do Bebê". Então, em 1980, o dia 12 de outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.
De acordo com a Declaração dos Direitos das crianças no 2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

Pensando nisso, o COLETIVO ESPERANÇA GARCIA, realiza no dia 12 de Outubro, um dia para as crianças com brincadeiras, pintura corporal, e doações de roupas, brinquedos, calçados e livros.
Millena Faustino, psicóloga e integrante do grupo explica a importância do projeto com as crianças.” O objetivo dessa atividade é construir vias de afeto e incentivar que futuros adultos entendam a importância de se fazer o bem. É através do exemplo que se pode ajudar na construção de seres mais humanos, mais solidários, afetuosos e disseminadores de boas atitudes”, pontua.
As doações serão entregues para as crianças carentes do Conjunto Cajueiro em Oeiras. Para doar, entre em contato com o COLETIVO ESPERANÇA GARCIA, https://www.facebook.com/coletivoeg/, ou entregue as suas doações na Rádio Primeira Capital. "Nada é tão contagiante, quanto o sorriso de uma criança".
Por: Sandy Swamy