
Comissão Municipal de Regularização Fundiária se reúne para deliberar sobre procedimentos
29/05/2025 - 13:03Reunião realizada nesta quinta-feira (29) discutiu demandas e definiu encaminhamentos para continuidade dos trabalhos
O movimento mundial do Outubro Rosa, iniciou na década de 1990, com o objetivo de estimular a sociedade na prevenção do câncer de Mama, compartilhando informações, promovendo conscientização e maior acesso ao serviço do diagnóstico precoce.
Com esse intuito o Coletivo Esperança Garcia organiza o "2° Por do Sol com Elas" no dia 23, a partir das 16h30, na praça da Juventude, bairro Canela. A psicóloga Millena Faustino irá falar sobre empoderamento feminino e a importância da aceitação do corpo na detecção do câncer e a Dr. Marcela Marcos abordará sobre o tema câncer de mama e importância do autoexame.
A roda de conversa é um momento para dar voz as mulheres presentes. "O Pôr do sol com Elas não é nada muito formal, é levantado uma questão e nós deixamos as mulheres falarem sobre suas experiências, dúvidas, medos…" explica a psicóloga.
Formada em Janeiro deste ano, pela Faculdade Integral Diferencial (Facid Devry) de Teresina, a Dr. Marcela é médica generalista, e trabalha com a atenção básica nas Ubs do bairro Várzea e Rodagem de Floriano e na UPA de Oeiras. A médica afirma que o câncer de mama tem maior índice de cura, quando ocorre a prevenção em estágio inicial. "É um dos cânceres de mais alta prevalência entre as mulheres. Comparado com outros tipos de câncer tem alta probabilidade de cura, principalmente se for diagnosticado em fases iniciais, e é possível realizar prevenção primária e secundária da doença", ressalta.
Dados do Câncer de Mama
Segundo o Instituto do Câncer (INCA), a estimativa para o Estado são de 580 novos casos de câncer de Mama em 2016, sendo que 230 moram em Teresina. No Piauí, cerca de 524 mulheres estão em tratamento, 39% residem na capital, 13% nos municípios e 8% de outros estados.
Por: Sandy Swamy