
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira RaÃzes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Depois de anunciar uma dÃvida de R$ 122 milhões no balanço de 2010, divulgado no ano passado, o Corinthians agora vai ensinar economia aos jogadores. O elenco vai fazer uma pausa na pré-temporada nesta quinta-feira (12) para assistir a uma palestra sobre educação financeira elaborada por uma empresa especializada em gestão do patrimônio, a Bawm Investments.
A ideia partiu do ex-jogador Edu Gaspar, que hoje é gerente de futebol do clube. O dirigente afirmou que a iniciativa busca educar desde já os atletas para que eles saibam investir os salários, considerados de alto padrão, com visão de futuro."Os jogadores de futebol têm acesso a uma renda alta num curto perÃodo de tempo, mas depois que eles param de jogar essa renda estanca [...] Há diversos casos de jogadores que tiveram sucesso, mas depois passaram dificuldades financeiras muitas vezes por falta de informação", disse.
Edu Gaspar disse que os atletas de futebol têm de se preocupar com a aposentadoria e, para isso, é preciso saber onde investir enquanto ainda estão atuando."Eu pensava em parar quando comecei a jogar. Sempre me preocupei com isso", .
Segundo ele, os palestrantes tentarão explicar aos jogadores noções de economia financeira com exemplos usuais do dia a dia, evitando termos técnicos e pouco conhecidos."Queremos usar exemplos da vida real".
Formado nas categorias de base do Corinthians, Edu atuou por quase uma década na Europa, onde defendeu o Arsenal, da Inglaterra, e o Valencia, da Espanha. Ele parou de jogar em 2010, no próprio Corinthians, e logo depois virou gerente de futebol do clube.Â