Fisioterapeuta Brunno Araújo inaugura ClÃnica Fisiovitta Oeirense
09/12/2024 - 09:45Com uma estrutura moderna e profissionais capacitados, a ClÃnica Fisiovitta Oeirense chega como um novo marco para o setor de saúde e estética da cidade.
Com o objetivo de evitar perdas de vacinas próximas do vencimento, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue. Agora, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos podem receber as doses com validade até 30 de junho e 31 de julho, não se restringindo mais apenas à faixa etária de 10 a 14 anos.
Em nota técnica, a pasta orienta que estados remanejem as doses próximas do vencimento para municÃpios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue. Nos locais onde todos os municÃpios já foram beneficiados, as doses podem ser aplicadas na faixa etária mais ampla de 6 a 16 anos.
Caso as medidas anteriores não sejam suficientes para utilizar todas as doses próximas do vencimento, os gestores municipais têm a opção de estender a vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos, seguindo a orientação da bula do imunizante Qdenga.
Para garantir a aplicação da segunda dose, que deve ocorrer com um intervalo de 90 dias, é necessário que estados e municÃpios oficializem a estratégia escolhida por meio dos e-mails: dengue.cgici@saude.gov.br; pni@saude.gov.br; cgici@saude.gov.br.
O Ministério da Saúde salienta que essa ampliação é uma medida temporária e excepcional, aplicada especificamente para vacinas com validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024.