
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
As obras do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) da cidade de Diadema, na Grande São Paulo, foram visitadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (5). Este é o segundo evento de Lula no estado de São Paulo no dia. Ele chegou ao local acompanhado pelos ministros Luiz Marinho, Paulo Teixeira, Alexandre Padilha e Camilo Santana, juntamente com o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
A previsão é que o CEU de Diadema seja inaugurado até o fim deste ano, com investimentos de R$ 90 milhões do governo federal. O centro terá 25 mil metros quadrados de área construÃda no Jardim Promissão, constituindo um complexo com três edifÃcios escolares e diversos espaços para práticas esportivas e culturais. Entre as instalações previstas estão quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas, teatro, cineteatro, oficinas culturais e muito mais.
O projeto do CEU começou a ser executado em outubro de 2021. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do empreendimento para a educação local. Além disso, está prevista a construção de um segundo CEU na cidade de Diadema. Os Centros Educacionais Unificados são estruturas culturais e comunitárias construÃdas em áreas de vulnerabilidade social, sendo desenvolvidos pelo Ministério da Cultura com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
No evento, Lula recebeu uma cesta dos estudantes de Diadema contendo uma carta escrita por eles. Ele também ganhou uma camisa do futuro Instituto Federal de Diadema, anunciando que o paÃs ganhará mais de 700 institutos federais em todo o Brasil. O presidente destacou a importância da educação e da formação profissional para o futuro do paÃs, enfatizando a necessidade de estudar e se especializar.