
Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
04/08/2025 - 18:43Ministro do STF impõe tornozeleira eletrônica e proibição de visitas após ex-presidente descumprir restrição ao uso de redes sociais por meio de aliados.
O prefeito de São Francisco de Assis do Piauí, Laerson Alencar (PMDB), e sua vice, Fabiana Ferreira de Carvalho e Silva, tiveram seus mandatos cassados pelo juiz da Comarca de Conceição de Canindé. Os gestores estavam no cargo há apenas seis meses. Eles chegaram até o comando do Executivo municipal após vencer eleição suplementar realizada em dezembro de 2010.
Laerson e Fabiana são acusados de compra de votos durante o pleito suplementar. A ação foi movida por Eliésio Reis, candidato derrotado na eleição realizada em dezembro do ano passado.
O caso foi julgado na última segunda-feira em primeira instância. Na sentença, além da pena de cassação dos mandatos, o juiz Mário Soares de Alencar determinou o imediato afastamento dos gestores e a realização de eleição indireta no prazo de 30 dias.
É a segunda vez em menos de um ano que os gestores de São Francisco de Assis do Piauí enfrentam problemas com a Justiça Eleitoral. O antecessor de Laerson Alencar, o petebista Heitor Gomes, foi cassado pelo mesmo motivo em outubro do ano passado. Eleito no pleito de outubro de 2008, o prefeito e seu vice foram condenados pelos crimes de captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico durante as eleições daquele ano.