
PRF apreende dois veículos adulterados e com registro de roubo em Picos
10/07/2025 - 07:13Ação ocorreu durante fiscalização na BR-316; dois homens foram detidos e levados à Delegacia de Polícia Civil
Academia de Letras da Região de Picos – ALERP realizará no período de 21 a 24 de outubro próximo a 1ª. EXPOLIP – Exposição de livros de Picos, que ocorrerá simultaneamente ao 8º Seminário de Literatura Piauiense e 5º de Literatura Picoense.
O evento será realizado noauditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, sede da Academia de Letras de Picos, localizada ao lado da Praça João de Deus filho.
O principal objetivo da exposição promovida pela Alerpi é promover a valorização da cultura local, bem como divulgar os trabalhos realizados pelos amantes da literatura de Picos e região. O evento cultural é um dos principais do centro sul do Estado, atraindo universitários, escritores e amantes da leitura e cultura.
Durante a programação do evento serão realizadas além da exposição e comercialização de livros de autoria de escritores da região, palestras com escritores renomados (Assis Brasil, Chico Miguel, Zózimo Tavares, dentre outros), apresentações artísticas e culturais, lançamentos de livros e performances poéticas.
Também estará a disposição dos participantes estandes de livros, que, serão montados na Praça João de Deus Filho, em frente à Alerp, um oportunidade de interação e encontro entre escritores e leitores, bem como um ensejo para uma reunião entre poetas, jornalistas, críticos e outros amantes das artes.
Dentre as atrações culturais já garantidas pela organização do evento estão apresentação de Capoeira, Sanfoneiros mirins de Ipiranga do Piauí, Coral de Picos, Grupo de Teatro de Santana do Piauí, Orquestra de Câmara de Picos, Reisado Mirim de Vila Nova do Piauí, Hip Hop, Cordel, artistas locais e recitais. O investimento é de R$ 20,00 e os participantes receberão certificados ao final da programação.
A organização é da Academia de Letras da Região de Picos, em parceria com a União Picoense de Escritores, com apoio e patrocínio do Governo do Estado do Piauí, Secretaria Estadual de Governo, Coordenadora de Comunicação do Estado do Piauí, Fundac, Assembléia Legislativa do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Picos, Associação Piauiense de Município (APPM), Associação de Municípios da Microrregião de Picos (Ampicos) e Prefeituras da Região de Picos.
Programação:
Dia 21/10/2009
18h – Abertura dos estandes
19h – Abertura oficial do Seminário
19h30 – “Fontes Ibiapina: uma vida por esse Chão de Meu Deus. Ministrante: Enéas Barros. Lançamento dos livros: “Parabélum e “O turco e o cinzelador”.
Dia 22/10/2009
18h – Abertura dos estandes
19h – “O existencialista: Aventura poética do ser”. Ministrante: José Aécio de Sousa.
Dia 23/09/2009
19h – Abertura dos estandes
19h – “Dialogismo e Polifonia em terreiro de Fazenda, de Fontes Ibiapina”. Ministrante: Professor doutorando João Benvindo de Moura (UFPI).
19h – Recital Linguaraz – Uma Certa Vocalização de Poemas. Ministrante: Pedro Américo de Farias – Recital/palestra.
21h – Sessão de autógrafos dos livros: Linguaraz – audiolivro de poemas (Pedro Américo de Farias). Viagem de Joseph Língua – novela (Pedro Américo de Farias). Parimpar – poemas (Pedro Américo de Farias e Wilson Araújo de Sousa)
No visgo do improviso (Maria Alice Amorim).
Dia 24/09/2009
08h – Comunicação e Mídia Digital nas Poéticas de Oralidade. Ministrante: Maria Alice Amorim – exibição de DVD.
09h – “A mulher na literatura piauiense: uma história literária em construção”. Ministrante: professora doutora Algemira de Macedo Mendes/Uespi. Lançamento do livro: I Antologia de escritores piauienses.
10h – Ética, Cultura, Esporte e Cidadania na Escola. Elmar Carvalho (poeta, escritor e juiz)
11h – 100 anos da publicação do livro Sangue, de Da Costa e Silva.
14h – As academias. Ministrante: Francisco Miguel de Moura.
15h – Assis Brasil e sua Tetralogia. Ministrante: Assis Brasil.
16h – O Cordel e sua facetas. Ministrante: Ilza Bezerra.
17h – Reforma ortográfica. Por Nilson Ferreira.
Com informações do AZ