Geral
Começa perÃodo de baixa umidade do ar
Por: Giselle Silva em 01/08/2009 - 12:08
De agosto até o final de dezembro deste ano o piauiense vai conviver com baixos Ãndices de umidade relativa do ar, principalmente na região do Semiárido. O alerta é do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e recursos HÃdricos (Semar).
Com o inÃcio das queimadas, a umidade no perÃodo deverá ficar entre 17 e 18%, bem abaixo do mÃnimo aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 30 a 60%. Segundo especialistas, a baixa umidade do ar pode provocar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e da pele, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, além do aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
O meteorologista da Semar explica que, de acordo com estudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), valores entre 20% e 30% são considerados estados de Atenção, entre 12% e 20% estado de Alerta e abaixo de 12% estado de Emergência.
Com o aumento da incidência de doenças respiratórias, nesta época do ano, há alguns cuidados a serem tomados, como evitar exercÃcios fÃsicos ao ar livre entre 11h e 15 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
Sempre que possÃvel, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas vegetadas, consumir muita água para evitar desidratação, não ficar em ambientes fechados com aglomerações. No Nordeste, o próximo trimestre marca o final do perÃodo chuvoso no Leste da região chuvas no Sul da Bahia.
Diário do Povo