Oeiras sediará Oficina de Letramento TRANSracial com Lideranças Trans Negras de todo o Nordeste
10/11/2025 - 20:19Oeiras será a Capital Trans do Nordeste de 17 a 21 de Novembro 2025
Os comentas são corpos astronômicos que sempre provocaram e ainda provoca admiração na humanidade. Na antiguidade, essas aparições sempre vinham acompanhadas de mistíssimos e algumas civilizações os associavam a tragédias.
Com os avanços tecnológicos, nos mecanismos de observações (telescópios e sondas espaciais), sabemos que os cometas são objetos comuns no sistema solar orbitando o sol a grandes distancias. Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. A mistura de gás e poeira cósmica é chamada coma ou cabeleira, quando esses objetos se aproximam da órbita do sol sofrem aquecimento e esses materiais são ejetados produzindo imagens espetaculares (rabo do cometa).
O mais famoso de todos é o cometa HALLEY que possui uma periodicidade de 75-76 anos ou seja, foi visto pela última vez em fevereiro de 86 e agora só será visto da terra em 2061. O cometa Neowise apareceu de forma inesperada, descoberto em março deste ano. Tem diâmetro de 5 Km e seu período orbital é de aproximadamente 7anos. Muitos astrônomos amadores conseguiram fotografá-los, inclusive de Oeiras-PI.
Por: Professor Mcs Francisco Petrônio. Professor de Física do IFPI-Oeiras
Crédito de fotos: Idelfonso Veras e Francisco Petrônio
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





