
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Foi aprovado o projeto que implantou o piso salarial estadual do magistério, com emenda adicional que contempla os professores de Classe A nos níveis I, II, III e IV, antes ausentes na tabela do governo. O relator da matéria foi o deputado Mauro Tapety (PMDB).
A matéria só foi a plenário porque houve uma reunião de última hora entre o SINTE-PI, os deputados Mauro Tapety, o líder do governo João de Deus (PT) e o deputado Wilson Brandão (PSB), onde o sindicato manifestou sua insatisfação ao tratamento dado à classe dos professores.
A proposta foi aprovada com uma emenda, exigida pelo SINTE-PI, que contemplou os professores de Classe A nos níveis I, II, III e IV, que no projeto original do Governo não estavam sendo contemplados com o reajuste.
O piso nacional dos professores no Piauí será implantado em duas etapas, a primeira será a partir de janeiro de 2009 e a segunda etapa em janeiro de 2010. No entanto, as discussões não culminaram em um resultado satisfatório, porque o projeto não valoriza a classe dos professores. Um acordo firmado com o líder do governo deixa em aberto para o ano de 2009 novas discussões sobre a Lei do piso.
Emanuel Vital