
Curso de comunicação é realizado em Colônia do Piauí com foco em expressão pessoal e desenvolvimento da autoconfiança
31/07/2025 - 08:12Ação promovida pela Secretaria da Juventude reuniu jovens e empreendedores na Escola CETI Dr. José Gusmão
As Comunidades Paraguai e Puçás, no município de Colônia do Piauí tem produzido bastante cajuína nos últimos três anos, graças ao incentivo com cursos realizados com parcerias entre a Prefeitura Municipal , através da Secretaria de Agricultura, EMATER e SEBRAE.
No Paraguai a comunidade se organizou em Associação e o trabalho é realizado por todos os membros da família. Para este ano a expectativa é que produzam 10.000 unidades do produto , que já tem até um rótulo PARAJU. Segundo eles a comunidade tem potencial para produzir muito mais, mas acreditamos que possamos ir crescendo no decorrer dos anos e através da cajuína, melhorar a renda de nossa família, afirmou uma das sócias no processo.
Já a Comunidade Puçás, um grupo de jovens com outras famílias se organizaram e como já sabiam produzir passaram por um processo de reciclagem na ultima semana, numa parceria Prefeitura / EMATER onde produzirem não só a cajuína , mas outros produtos do caju como o vinho, doce a geléia e a rapadura. Agora estão comercializando e muito entusiasmados para continuar produzindo , buscando uma renda para os mesmos que são estudantes e ainda não tem emprego para ajudar no sustento da família.
Segundo o Secretário de Agricultura, o município tem grande potencial para a cultura do caju e a Prefeitura Municipal vem apoiando o crescimento, com distribuição de mudas e cursos dessa natureza não só estas duas comunidades, mas outras produtoras e com interesse em desenvolver.