
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Nenhuma surpresa na composição da nova bancada federal do Piauí. Somente dois dos atuais deputados federais que tentaram renovar o mandato não obtiveram êxito. Os demais, ou se reelegeram ou elegeram seus sucessores.
É o caso de Themístocles de Sampaio Pereira (PMDB). Com mais de oitenta anos, o peemedebista deixa a cadeira para o filho, o delegado Marlos Sampaio (PMDB). Conhecido pela atuação como “delegado do idoso”, Sampaio obteve 141,127 votos nas eleições deste ano, perdendo apenas para Marcelo Castro (PMDB) e seus expressivos 170.163 votos.
Ciro Nogueira Filho trocará a Câmara Federal pelo Senado, mas deixa a esposa Iracema Portela (PP) em seu lugar. Ela obteve 91.130 votos e estreará como parlamentar a partir do próximo ano.
Coerente, ético e briguento, Nazareno Fonteles (PT) é, sem dúvidas, a maior baixa da bancada piauiense. Com 44.946 votos, o petista não conseguiu a reeleição. O mesmo aconteceu com José Maia Filho, que ficou de fora mesmo tendo obtido quase 90 mil votos.
A eleição de 2010 marca a volta à política do ex-governador Hugo Napoleão (DEM). Derrotado nos últimos dois pleitos dos quais participou, o vaidoso e tradicional político piauiense recebeu 112.618, nada menos que a quarta maior votação do Estado.
Barrado pelo próprio partido, Jesus Rodrigues (PT) não pôde se candidatar em 2006. Quatro anos depois, a candidatura saiu e o ex-presidente do Detran foi eleito. Ao lado de Assis Carvalho, ele formará a bancada do PT piauiense na Câmara Federal.
Confira a nova bancada do Piauí na Câmara Federal:
Para o Piauí seguir mudando (06 vagas)
Marcelo Castro (PMDB)
Marllos Sampaio (PMDB)
Átila Lira (PSB)
Assis Carvalho (PT)
Osmar Júnior (PC do B)
Jesus Rodrigues (PT)
A força do povo (02 vagas)
Hugo Napoleão (DEM)
Júlio César (DEM)
Por um Piauí novo (02 vagas)
Iracema Portela (PP)
Paes Landim (PTB)