Equipes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), com apoio da PolÃcia Militar, realizaram nesta terça-feira (15) a remoção de cerca de 30 veÃculos apreendidos nas cidades de Piripiri e Piracuruca, no Norte do PiauÃ.
Segundo as investigações, cerca de R$ 1,5 milhão teriam sido lavados por organizações criminosas envolvidas com a venda de entorpecentes. Esse valor foi utilizado para a compra de aproximadamente 30 veÃculos, localizados em duas revendedoras das cidades mencionadas. A suspeita é de que os automóveis eram usados para ocultar o lucro obtido com o tráfico de drogas.
"Estamos no Denarc após terminar um comboio que trouxe aproximadamente 30 veÃculos apreendidos, fruto da última operação. São veÃculos que vieram das cidades de Piripiri e Piracuruca, de duas revendedoras, que pelo olhar da investigação, eram justamente usados para a lavagem do dinheiro do tráfico", explicou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc.Â
A apreensão faz parte do desdobramento da Operação Denarc-55, deflagrada na semana passada, e integra um conjunto de medidas de combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro no estado.
Leia também:
O Chefe do Departamento Geral de Operações, coronel Jacks Galvão, destacou que a retirada desses bens representa um duro golpe contra o crime organizado na região.
"Esses bens eram envolvidos com o tráfico e, com certeza, davam uma estrutura maior para a facção naquela região. Nesse momento foram tirados e, com certeza, é um prejuÃzo que vai dificultar. E queremos isso mesmo. Queremos que as facções entendam que o Piauà tem um propósito, que é combater severamente essas organizações criminosas, o crime, e trazer mais paz, segurança e ordem para a nossa população piauiense", afirmou o coronel.
Os veÃculos já estão no pátio do Denarc, em Teresina, à disposição da Justiça.
A operaçãoÂ
Lideranças de uma facção criminosa com atuação nos municÃpios de Piracuruca, Piripiri, Batalha e ParnaÃba, no Norte do PiauÃ, foram alvo da Operação Denarc-55, deflagrada na quinta-feira (10). Ao todo, 14 pessoas foram presas.
A ação não ficou restrita ao PiauÃ. Também houve cumprimento de mandados na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.Â
Durante as diligências, as equipes apreenderam grande quantidade de drogas, armas, dinheiro e veÃculos usados pelo grupo para movimentar e ocultar valores obtidos com o tráfico.