Campanha solidária busca arrecadar recursos para cirurgia de pastor em Oeiras
09/12/2024 - 10:28A meta da iniciativa é arrecadar R$ 35 mil para custear os procedimentos médicos e o tratamento de saúde.
 O decreto estadual com as medidas mais restritivas seguirá até o domingo (21), como estratégia para o enfrentamento à expansão da Covid-19 no PiauÃ. Para o governo do Estado, o ato leva em consideração a avaliação epidemiológica do estado e ainda o risco iminente de esgotamento do sistema de saúde.
Com a medida, ficarão suspensas todas as atividades econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais. O Governador Wellington Dias afirma que além do feriado antecipa, também na sexta-feira, sábado e domingo todo o Piauà estará empenhado no esforço de obedecer o que está estabelecido no decreto. "Estamos envolvidos neste esforço e sabemos que não é fácil, mas é preciso cortar a transmissibilidade do vÃrus", diz o governador, pedindo que toda população possa contribuir com essas medidas.
Além disso, o documento mantém a suspensão de eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado.
As atividades autorizadas pelo decreto para o fim de semana
- Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentÃcios;
- farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
- oficinas mecânicas e borracharias;
- lojas de conveniência e lojas de produtos alimentÃcios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
- postos revendedores de combustÃveis e distribuidoras de gás;
- hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
- distribuidoras e transportadoras;
- serviços de segurança pública e vigilância;
- serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
- serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
- serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do PiauÃ;
- serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
- agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;
Atividades religiosas são permitidas, mas com restrições
O funcionamento de templos, igrejas, centros espÃritas e terreiros, desde que resguardadas as medidas de restritivas para a contenção da Covid-19, foi autorizado em um novo decreto. Os locais religiosos foram considerados atividades essenciais, entretanto estão sujeitos a medidas sanitárias limitativas de funcionamento. Templos, igrejas, centros espÃritas e terreiros poderão ficar abertos nos dias 18, 19 e 20 de março, mas serão vedadas atividades presenciais. No domingo (21), o funcionamento das atividades religiosas presenciais deverá ser com público limitado a 30% da sua capacidade, não podendo a celebração ultrapassar duas horas de duração.
A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da PolÃcia Militar e da PolÃcia Civil e da Guarda Municipal, onde houver. Os órgãos poderão solicitar a colaboração da PolÃcia Federal, da PolÃcia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual.