Geral
Confraria Eça-Dagobertiana realiza XIX Encontro LÃtero-Gastronômico
Por: Da Redação em 11/06/2014 - 08:51
A Confraria Eça-Dagobertiana de Oeiras- PI, realizou no último dia 07, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas, o XIX Encontro Lítero-Gastronômico, obedecendo a seguinte programação:7
- Análise do Conto José Matias de autoria de Eça de Queiroz com apresentação da Profª. Elimar Barros;
- Análise da obra Tempo de Farmácia de autoria de Dagoberto C. Jr. com apresentação do enfermeiro Cristhiano Neiva.
A qualidade das apresentações acima foram permeadas de sabedoria e desenvoltura literária.
O evento teve como chefe de cerimonial a confreira Teresa Cristina de Araújo Sousa, que após a conclusão das análises, convidou o patrono da Confraria, Dr. Dagoberto C. Jr e a presidente da Confraria Profa. Cassí Neiva para entregarem o título de sócios efetivos aos novos confrades, a saber: Irmina Clementino Martins e Marineide Soares Rêgo Leite.
Estiveram presentes os seguintes confrades: Dr. Carlos Rubem, Cristina Araújo, Maurenize Nunes, Rita Marques, Ana Helcias Maranhão, Zildete Rodrigues, Yara Lízia Reis, Marcília Sousa, Conceição Neiva, Conceição Campos, Iracema Sá, Etelvina Lago, bem como as seguintes autoridades: o Secretário Municipal de Economia Solidária de Teresina Piauí, o Sr.Olavo Braz; a Secretária Municipal de Educação de São Francisco do Piauí, a Profa Evanir Pedrosa, a Gerente da 8ª GRE, Profa. Marineide Soares; o escritor oeirense Antônio Soares Reinaldo Filho, o médico e escritor Dr. João Carvalho e convidados especiais: Fátima Carvalho, Eulália Carvalho, Rosarinho Clementino, Pedro Clementino, Carmosina Neiva, Clementino Siqueira, Clementino Segundo, Carmília Neiva Amorim e a pequena Linda Emilly.
Enfatizou o escritor Dagoberto C. Jr (Patrono da Confraria), que a cada encontro vivenciado por ele, fica a certeza de que Oeiras é terra fecunda de intelectuais.
Discorreu a Profª. Cassí Neiva (Presidente da Confraria), que os estudos Eça-Dagobertianos são canais de valorização da literatura como arte-mãe da palavra falada e escrita.
O encontro finalizou-se com a apresentação do vídeo Oeiras é assim, com poesia de autoria da confreira Conceição Neiva e montagens fotográficas da confreira Ana Helcias Maranhão.
Um farto coquetel fechou a tarde literária de um sábado divinal.
Confira as fotos!










