
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O coordenador da Cáritas no PiauÃ, Carlos Humberto Campos, comentou sobre a campanha de conscientização do eleitor com o apelo "Não troque seu voto por água". Segundo ele, há denúncias da prática de venda de votos em troca de água nos municÃpios de Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras e outros municÃpios, mas o MPF mandou apurar 45 denúncias que foram formalizadas. "Este ano, um dos focos do Grito dos ExcluÃdos é a seca. Um milhão de pessoas no Piauà está sem água e alimento. Ainda há comunidades que vendem seu voto por água. É uma vergonha", protestou Carlos Humberto.
O desfile do Grito dos ExcluÃdos reuniu cerca de mil pessoas na avenida Marechal Castelo Branco em Teresina, e ocorreu paralelo ao desfile oficial de 7 de Setembro. Teve a participação de estudantes, professores e até do bispo Dom Jacinto Brito.
O Arcebispo de Teresina participou da mÃstica de abertura do evento e disse que "a própria inquietação popular mostra que a independência ainda não está completa, e é por isso que o povo precisa gritar. "Mesmo que não sejamos muitos numericamente, mas todos não estão conformados e não estão calados. E significa que há um grito por cidadania e dignidade que está ecoando através dos que fazem o Grito dos ExcluÃdos", declarou ele.
Durante a manifestação, os participantes denunciaram que está havendo compra de votos na campanha para prefeito e vereador no interior, sobretudo onde a população está mais fragilizada, como o semiárido piauiense, que enfrenta uma das piores secas da história. O arcebispo de Teresina, Jacinto Brito, disse que as denúncias seriam encaminhadas para os órgãos competentes para apurar as ilegalidades. "O Estado deve sempre estar a serviço da nação, e não ser uma máquina que alimenta a si mesmo", comentou o religioso.