O PAR - Plano de Ações Articuladas foi criado em 2007 pelo Ministério de Educação (MEC) com o propósito de sistematizar as demandas na educação. Até então não se tinha as informações organizadas de forma que se pudesse fazer uma avaliação geral de como anda a educação no Brasil analisando 4 dimensões: 1- Gestão Educacional, 2- Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, 3- Práticas Pedagógicas e Avaliação, 4- Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Com este instrumento se tornou possível a visualização real e de forma geral da educação como um todo, tanto nas esferas municipais, estaduais e federal. Isso propicia a análise precisa e justa na aplicação dos recursos, tendo de forma bem clara e evidente quais são as demandas de maior urgência, saindo do apadrinhamento de ações que muitas vezes não eram importantes e prioritárias, deixando de atender outras com maior relevância.






