
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
A prioridade dada à Libertadores funcionou no Corinthians. Líder isolado do grupo 1 com três pontos de vantagem para o segundo colocado, o time alvinegro chega em ótimas condições para se classificar nos três jogos restantes. Antes disso, porém, a meta é tentar repetir o bom desempenho no Paulista para encaminhar a vaga. E o próximo passo será às 17h deste domingo, diante do Grêmio Prudente, em Presidente Prudente.
O Corinthians terminou a rodada passada na quarta colocação com 26 pontos, apenas um a mais que o Botafogo. Diferença nada confortável a cinco rodadas do fim da fase classificatória, com mais 15 pontos em disputa.
A meta inicial da equipe era já figurar em melhores condições nessa altura do campeonato, mas alguns tropeços frustram os planos alvinegros. Os três empates como mandante custaram seis pontos, justamente a diferença para o líder Santos no final da última rodada.
“É necessário que seja agora mesmo [a hora de subir], pois tivemos nossos tropeços lá atrás e deixamos a situação ficar assim. O bom é que se continuarmos fazendo nossa parte conseguiremos confirmar a vaga”, lembrou Mano, referindo-se ao fato de o Corinthians depender apenas de seus resultados para ir às semifinais.
Nos cálculos do comandante, são necessários mais nove ou dez pontos para confirmar a vaga, tomando como base a média das últimas edições do Paulista. E como tem mais três jogos pelo Paulista antes do próximo compromisso na Libertadores, o Corinthians espera se aproximar de tal pontuação o quanto antes.
Dessas três partidas, duas serão em casa. Contra o Prudente, o jogo será no interior do estado, mas a maioria da torcida será alvinegra no estádio Eduardo José Farah. Depois, o Corinthians recebe o Paulista na Arena Barueri (dia 24) e faz o clássico diante do São Paulo (dia 28) no Pacaembu.
Neste domingo, Mano não usará força máxima. O desgaste elevado dos últimos jogos fez o treinador sequer relacionar Ronaldo e William. Felipe, suspenso, e Alessandro, voltando de lesão, também ficaram em São Paulo. Já Elias, Jucilei e Dentinho devem aparecer como opções no banco de reservas.
“Não estamos fazendo por capricho. Não pensamos que estamos garantidos na próxima fase e não mudamos porque queremos deixar a equipe mais frágil, mas quando você tem jogadores com desgaste excessivo, eles não consegue fazer 90 minutos fortes como deve ser”, ponderou.
No Grêmio Prudente, o jogo deste final de semana marcará uma estreia. A equipe usará pela primeira vez o novo distintivo com o nome atual, descartando o antigo Grêmio Barueri. Será o segundo jogo de Toninho Cecílio, ex-gerente do Palmeiras, no comando do time.
“A partida contra o Corinthians é a primeira das cinco decisões. De nada adiantará vencer o Corinthians e perder para o Mogi na próxima rodada. Temos que ser fortes nesse momento”, disse ele, almejando ainda a vaga nas semifinais. Toninho não poderá contar com o volante Anderson e o meia Carlos Eduardo, suspensos, e o lateral Marcelo Oliveira, emprestado pelo Corinthians. Já Paulão volta à defesa.
GRÊMIO PRUDENTE X CORINTHIANS
Data: 21/03/2010, domingo
Local: estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Auxiliares: João Chaves (SP) e Giulliano Colisse (SP)
Grêmio Prudente
Márcio; Paulão, Leonardo e Diego; Paulo César, Marcos Assunção, João Vítor, Wesley e Jefferson; Tadeu e Flavinho
Técnico: Toninho Cecílio
Corinthians
Julio Cesar; Moacir, Chicão, Leandro Castan e Roberto Carlos; Ralf, Edu, Tcheco e Danilo; Jorge Henrique e Souza
Técnico: Mano Menezes