
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
Foi sepultado na tarde desta terça-feira, 19, o corpo de Martinho Meneses Sousa, vice-prefeito, após cerimônias e homenagens marcadas por muita emoção.
Político respeitado e querido por todos, Martinho Meneses, morreu na tarde desta segunda-feira, 18, na UTI do Hospital Regional Deolindo Couto em Oeiras. Ele foi vereador durante 08 mandatos, tendo exercido por várias vezes a presidência do poder legislativo municipal. Em 2016 foi eleito vice-prefeito de Oeiras na chapa encabeçada por José Raimundo de Sá Lopes.
Desde a confirmação da sua morte, diversas manifestações de pesar foram emitidas por autoridades e instituições de Oeiras. "Estou muito triste, era um cidadão amigo", disse o prefeito Zé Raimundo, que em nota ressaltou a historia de vida e política de Martinho Meneses: "Personalidade com intensa participação na vida pública do nosso município, Martinho Meneses deixa a marca de cidadão exemplar. Prestou relevantes serviços ao povo oeirense, foi vereador por vários mandatos e atualmente exercia, com importante atuação, a função de vice-prefeito do município. Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos conforto aos familiares e amigos", diz o prefeito na nota.
E reconhecendo a importância de Martinho Meneses para a memória política oeirense, a Prefeitura Municipal decretou luto oficial de três dias no município de Oeiras e ponto facultativo nos órgãos e instituições municipais nesta terça-feira, 19.
Já José Alberto Pinheiro, presidente da Câmara Municipal, em nome de todos os vereadores e funcionários, lamentou o falecimento do ex-vereador expressando a solidariedade com os familiares e amigos neste momento de grande pesar. Prestando homenagem a este ilustre e honrado homem público, que sempre colocou os interesses de Oeiras e dos oeirenses acima de tudo, decretou luto oficial de três dias nesta Casa.
O ex-deputado e ex-prefeito B. Sá ressaltou os laços de amizade que tinha com Martinho Meneses, e o quanto a cidade perde, pelo fato de que o vice-prefeito foi exemplo de pessoa reta, ética, decente, honesta e extremamente servidora. "A amizade quando é intensa, transborda os limites de sangue e, isso Martinho Meneses sempre foi. Era um homem diferente, na minha vida particular, sobretudo na minha vida política, Martinho foi um homem leal a toda prova. Era diferente por ser amigo dos amigos", declarou B.Sá.
José Augusto Nunes também expressou a sua tristeza: "A partida do Martinho, para o encontro com o pai celestial, deixa um vazio para toda cidade, especialmente para a família e amigos. Amigo como eu, que não o encontrará mais na sua calçada, olhando para a bela paisagem do café Oeiras, coreto e cine teatro. Doravante terei de me acostumar sem as suas lições. Saudades Martinho!"
Martinho Meneses também foi homenageado por vários políticos, como o ex-governador Wilson Martins; o ex-deputado federal Osmar Júnior e várias instituições como a Loja Maçônica, Instituto Histórico de Oeiras, Museu de Arte Sacra, OAB, UESPI , 8ª GRE e escolas, como Mahatma Gandhi e Paulo Freire e Instituto Barros de Ensino - Ibens, além das escolas da Rede Estadual que nesta terça-feira suspenderam as suas atividades.
O corpo de Martinho Meneses foi velado na Câmara Municipal de Oeiras e nesta terça aconteceram as solenidades de homenagens, e antes da missa, aconteceu uma ato solene na Prefeitura de Oeiras e em seguida a missa de corpo presente na Igreja Catedral e logo depois o sepultamento no cemitério do Santíssimo Sacramento, no Centro da cidade.
VEJA MATÉRIAS RELACIONADAS:
Morre o vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, aos 82 anos
Prefeitura de Oeiras decreta luto oficial pelo falecimento de Martinho Meneses
Câmara Municipal Emite Nota de Pesar pela morte do vice-prefeito Martinho Meneses
Nota de Pesar da OAB/Oeiras pelo falecimento do vice- prefeito Martinho Meneses de Sousa
Da Redação- Lameck Valentim
Fotos: Jônatas Valentim