
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O corpo do ex-governador do Maranhão Jackson Lago, que morreu em São Paulo nesta segunda-feira (4), será velado nesta terça (5) na capital de seu Estado, São Luís. O local escolhido foi a sede do PDT, partido ao qual ele pertencia.
Lago faleceu aos 76 anos, após sofrer falência múltipla de órgãos. Segundo a assessoria de imprensa do HCor (Hospital do Coração), onde ele estava internado desde a última quarta (30), o ex-governador tratava uma miocardite (inflamação do músculo cardíaco). Há três anos, o político lutava contra um câncer de próstata.
Jackson Kléper Lago nasceu em Pedreiras, no interior do Maranhão, em 1º de novembro de 1934. Ao lado de Leonel Brizola, em 1979, participou da fundação do PDT.
Rival político da família Sarney, foi prefeito de São Luís três vezes. Em 2006, disputou o governo do Estado com Roseana Sarney (PMDB) e foi eleito.
Em abril de 2009, porém, teve o mandato cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a acusação de abuso de poder político. Em 2010, Roseana e Lago voltaram a se enfrentar nas urnas. Por ter tido o mandato cassado em 2009, o pedetista foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa, mas posteriormente teve a candidatura liberada.
Recebeu 19,5% dos votos e ficou em terceiro lugar na disputa. Roseana foi eleita com pouco mais de 50%, e Flávio Dino (PCdoB) ficou com 29,5%.