Saúde no Mural
Cresce os casos de COVID 19 e acende o alerta nos setores da saúde em Oeiras
Já há pacientes internados na enfermaria do Hospital Deolindo Couto
Por: Da Redação em 06/07/2022 - 18:41
 Os número de casos de Covid-19 em Oeiras voltaram a subir e a cidade já tem pessoas internadas com a doença. A cidade também registrou uma morte nessa terça-feira, 05 segundo boletim epidemiológico de Secretaria de Saúde do PiauÃ.
Â
O crescente números de casos tem deixado os núcleos de vigilância epidemiológica do Hospital Regional Deolindo Couto e Secretaria Municipal de Saúde em alerta.
Â
Evandro César, diretor do Hospital Regional Deolindo Couto esteve em reunião com a gestão de alta complexidade, da Secretaria Estadual de Saúde, para tratar sobre o assunto. Ele diz que devido o aumento do número de casos, as visitas na UTI e na maternidade estão temporariamente suspensas. Da mesma forma a troca de acompanhantes só é permitida em casos em que o Serviço Social realmente veja a necessidade.
Â
O diretor cita ainda que há pacientes isolados em duas enfermarias destinadas a pacientes com Covid e no momento não há pacientes internados na UTI. Diz ainda que de acordo com a análise de cenário, se houver a necessidade poderão ser destinados cinco leitos de UTI exclusivo para covid.Â
Â
"No momento não temos esta necessidade. Os pacientes que deram entrada no HRDC não apresentaram complicações mais sérias. Os casos registrados são sintomas leves, são mais brandos. Chama a atenção o grande número de pessoas estão positivas e assintomáticas, que aumenta o grau de transmissibilidade".
Â
Em relação ao atendimento na UPA, que tem o perfil de urgência, Evandro César diz que os casos mais graves são adotados os critérios de testagem para estes pacientes. As pessoas com sintomas leves ou assintomáticas são orientandas a procurar a rede municipal de saúde.
Â
O diretor finaliza chamando a atenção para os cuidados que devem ser adotados, como o uso de máscaras, a higiene das mãos e o uso do álcool em gel. "Muitas pessoas deixaram de usar máscaras, relaxaram quanto ao de distanciamento fÃsico e higiene das mãos. E é muito importante estar atento a estas medidas, como também estar com o esquema vacinal em dias. Tomem todas as doses de vacinas disponÃveis. Porque isso é o que nos protege de quadros mais graves da doença", finaliza Evandro César.