
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
A 26 dias de completar 24 anos, Cristiano Ronaldo está no topo. Como era esperado, o português foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo de 2008. A confirmação do triunfo aconteceu nesta segunda-feira, em Zurique (SuÃça), no tradicional evento da entidade que rege o futebol mundial. No feminino, a brasileira Marta ganhou pela terceira vez consecutiva.
O Ãdolo do Manchester se tornou o segundo português a levar o prêmio, repetindo feito de Luis Figo em 2001. Além disso, como fez Kaká na edição passada, Cristiano Ronaldo pode se orgulhar de ter alcançado as maiores glórias individuais possÃveis numa mesma temporada.
Ele ganhou também a Bola de Ouro (da revista francesa France Football), foi eleito o melhor do mundo pela Fifpro (federação internacional dos jogadores) e pela revista inglesa Four Four Two e ainda acabou escolhido como o melhor jogador da Europa pela Uefa. Troféus a rodo para o craque que ganhou os principais tÃtulos disputados pelo Manchester na temporada passada.
Cristiano Ronaldo foi artilheiro tanto do Campeonato Inglês (31 gols), do qual é atual bicampeão pelo Manchester, como da Liga dos Campeões, anotando oito gols na histórica campanha de sua equipe. Em dezembro, ainda ajudou o clube inglês a faturar o Mundial da Fifa (fez um gol e deu uma assistência em dois jogos).
Uma temporada perfeita para o garoto nascido na Ilha da Madeira e que, na infância, tinha problemas no colégio por deixar os estudos de lado e se dedicar apenas à bola. Dono de personalidade forte e "marrento", o jogador que começou no pequeno Andorinha e passou por Nacional e Sporting antes de ir à Inglaterra hoje pode se gabar: é o melhor do mundo.
Marta reforça dinastia e leva terceiro troféu seguido
A habilidade, a ginga e os gols de Marta continuam encantando o mundo todo. Se entre os homens há um equilÃbrio recente, a brasileira segue dominando o cenário feminino. Pelo terceiro ano consecutivo, ela foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa, nesta segunda-feira, em Zurique, e levou para casa mais um troféu do maior prêmio individual concedido a uma mulher.
A caminho do Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, Marta venceu a oitava edição feminina da premiação. Ela já havia triunfado em 2006 e 2007. Desta vez, ela desbancou a compatriota Cristiane, as alemãs Birgit Prinz e Nadine Angerer e a inglesa Kelly Smith.
Marta, assim, se torna a recordista de vitórias no evento da Fifa. Os três troféus a colocam no mesmo patamar que a própria Birgit Prinz, que esteve pela sexta vez entre as finalistas. Já a brasileira coleciona o triunfo triplo em cinco edições.
"Esta é quinta vez que venho aqui [premiação da Fifa] e a terceira vez que ganho. A emoção é como se fosse a primeira vez. Quero agradecer a Deus por estar me proporcionando este momento de grande emoção", declarou Marta após receber o troféu. "Não posso esquecer também as minhas companheiras de seleção, sem elas não sou nada. Agradeço também aos meus amigos e familiares, que estão ao meu lado sempre que preciso. Estou muito feliz, qualquer atleta gostaria de receber este prêmio", acrescentou a camisa 10 do Brasil.
Fonte: UOL