
8ª GRE realiza o primeiro percurso formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC em 2025
18/03/2025 - 09:25Formação reúne educadores de 11 municípios para fortalecer a alfabetização na região
O curso de História do campus de Oeiras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), recebeu a avaliação nota máxima (5) e a renovação de reconhecimento pelo Conselho Estadual da Educação (CEE/PI). O curso foi avaliado em cinco categorias e devido às suas boas avaliações e trabalhos realizados manteve o seu funcionamento.
O processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso é realizado pelo Conselho Estadual de Educação a cada 3 ou 4 anos. O órgão avalia as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico-administrativo, além da infraestrutura. Após a avaliação, o Conselho emite um parecer e edita uma resolução de autorização de funcionamento.
No parecer os/as avaliadores relatam cada dimensão investigada, o que contribui para o crescimento do curso, bem como as fragilidades que precisam ser revistas e trabalhadas até a próxima avaliação. O parecer é bastante detalhado e instrutivo para que o curso continue em busca de manter e melhorar a qualidade. Os conceitos para cada item avaliado tem valores de 1 até 5, sendo 5 o conceito máximo - que considera o resultados da avaliação das dimensões, o resultado da avaliação do ENADE - avaliação feita pelo ministério da educação.
O Coordenador do curso de História do campus de Oeiras Thiago Reisdorfer ressalta que a avaliação feita e o resultado dessa avaliação é fruto de um trabalho coletivo de vários anos. Nesse sentido, é necessário destacar o trabalho da Professora Pedrina Nunes, que foi Coordenadora do Curso, pela maior parte do período avaliado.
"Destaco a colaboração de todos do curso, além disso, o concurso realizado, em 2018, foi peça chave nessa avaliação. A partir dele, tivemos a contratação de 4 docentes efetivos que, juntamente com os demais professores(as) efetivos e substitutos, contribuíram para a consolidação e o aperfeiçoamento de nosso curso. Essa avaliação reafirma a qualidade do trabalho de professores, estudantes, técnicos e gestores e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do curso, da Uespi e da comunidade de Oeiras e Região", pontuou.
O curso de Letras Português do Campus de Oeiras obteve nota 4, um resultado muito expressivo para o curso que tem formado profissionais valiosos para todo o território Vale do Canindé e de outras cidades.
O Professor do curso de Letras/Português e Diretor do campus, Harlon Homem, aponta que o resultado reflete a organização, a força de vontade de todos do campus. "É com muita satisfação e honra que o campus Professor Possidônio Queiroz da UESPI em Oeiras recebe a nota máxima do Conselho Estadual de Educação. Essa nota reflete o trabalho árduo e cotidiano dos professores e professoras, altamente qualificados, comprometidos, empenhados e engajados. Reflete a organização, a força de vontade e dedicação dos estudantes, futuros historiadores, desta primeira capital do Piauí."disse.
Ele acrescente que o resultado reflete o empenho da coordenação do curso que trabalha diuturnamente para atender a todas as demandas que a universidade apresenta. "Reflete o trabalho dos técnico-administrativos e de todos os trabalhadores e trabalhadoras que fazem o curso de História e o campus de Oeiras. A direção do Campus parabeniza efusivamente todo o curso de História do nosso campus e comemora mais essa conquista de nossa UESPI".