
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 A Diretora das Defensorias Regionais, Dra. Karla Araújo de Andrade Leite, esteve no último dia 05, em visita à s famÃlias que vivem na Serra do Inácio, localizada na divisa do Piauà com Pernambuco. A ida da Defensoria ao local atendeu a um convite da Vice-Governadora, Regina Sousa, e teve o propósito de identificar as principais carências das comunidades que habitam a Serra, para que possa ser efetivada uma ação da Instituição no sentido de garantir o acesso a direitos básicos.
Segundo Dra. Karla Andrade a situação encontrada foi de total carência. "Na Serra nos conhecemos realidades tão difÃceis que seria impossÃvel resumir a quantidade de dores e violências que presenciei e ouvi por meio de relatos. Na comunidade Cajueiro existem inúmeras e numerosas famÃlias vivendo em apenas um cômodo, construÃdo por um missionário. São pessoas que vivem esquecidas, sem acesso à s polÃticas públicas, energia, sem banheiros, sem documentos. Algumas tiveram a instalação de torres de energia eólica em seus terrenos sem nem sequer terem sido consultadas a respeito, outras possuem cartões do Programa Bolsa FamÃlia nas mãos de comerciantes, devido a aquisição do básico para sua subsistência. Uma situação extremamente lamentável e preocupante", diz a Defensora.
Dra. Karla Andrade explica que felizmente muitas crianças são atendidas pela escola que está instalada na Serra, o que se deve à iniciativa da professora Sandcleia Modesto, mas o Ãndice de analfabetismo é alto entre os adultos.
"O que é mais urgente é inserir essas pessoas no mundo cÃvel, porque muitas não têm documentos ou perderam, quase todas não estão cadastradas em nenhum programa de Governo, não participam das polÃticas públicas, até porque muitos gestores não conhecem a realidade em que se encontram. As pessoas que vivem na Serra do Inácio sequer têm conhecimentos dos direitos que possuem. Muitas já perderam a esperança de ter uma vida melhor", afirma Dra. Karla Andrade.
A Diretora Regional explica que a Defensoria já está se articulando para garantir o atendimento à s famÃlias que residem na Serra do Inácio. "Já estamos nos mobilizando aqui na Regional. Vamos pedir o apoio da Dra. PatrÃcia Monte, que já fez uma ação em uma comunidade quilombola ano passado, pegando o know how dela, assim como da Defensoria Pública da União, com a qual fizemos contato. Vamos voltar à Serra no dia 27 de maio, oportunidade em que pretendemos desenvolver ação visando regularizar o registro dessas pessoas. Esse um primeiro passo, necessário para que depois consigamos ajudá-las, até mesmo ingressando com ações, se for o caso, e acredito que na maioria dos casos vamos conseguir, até mesmo através de ofÃcio, fazer com que o serviço chegue até eles. Nesse sentido vamos também estabelecer contato com a Prefeitura de Curral Novo, para que alguns serviços possam chegar a essa localidade. As comunidades que visitamos lá na Serra receberam atenção especial da equipe da Vice-Governadora, que esteve nessa mesma viagem, e estão organizando já um apoio emergencial, mas mais que a prestação dessa assistência, que é necessária, precisamos pensar em como trazer essas pessoas par ao nosso mundo. É um mundo ao qual elas pertencem, é um direito consignado pela Constituição, são direitos fundamentais, a uma vida digna, que eles sequer têm conhecimento. Então para além do trabalho de atendimento, conscientização e do diálogo, tem quer ser feita uma inserção social dessas pessoas, não contando que eles nos procurem, mas que a gente vá até eles", afirma Dra. Karla Andrade.
"Logo que soubemos da realidade encontrada pela Dra. Karla Andrade na Serra do Inácio, orientamos o desenvolvimento de uma ação que possa levar a essas pessoas os direitos que lhes são inerentes. Vamos buscar atendê-los da melhor forma, agilizando a aquisição de documentação pessoal, orientando-os sobre programas básicos e polÃticas públicas nas áreas de saúde, educação, moradia para que possam modificar a realidade em que hoje se encontram. Ao se deslocar até a serra do Inácio a Defensoria cumpre o seu papel de estar junto das pessoas vulneráveis, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida", afirma o Defensor Público Geral do Estado do PiauÃ, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis.