
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) defendeu nesta sexta-feira (13), durante entrevista dada à TV Cidade Verde, a criação do Estado do Gurgueia. Segundo ele, é hora do Estado realizar um plebiscito para decidir sobre a criação do novo Estado. Marcelo reafirmou ainda que o PMDB terá candidato próprio a prefeito em todos os municípios e que Marllos Sampaio é o candidato natural do partido em Teresina.
O argumento do deputado para a divisão é o tamanho dos estados brasileiros. Segundo ele, o território dos estados é destoante e ele defende que o Brasil siga o modelo americano, que é dividido em 51 estados com territórios praticamente iguais.
"O argumento é que você olha o mapa do Brasil e vê que o mapa não foi feito com inteligência. Sergipe tem 20 mil quilômetros quadrados. É estapafúrdio! Os Estados Unidos têm 51 estados e podemos ter como meta criar mais estados. O Piauí é muito mais pela sua configuração geográfica, que é longilínea. É mais fácil ir para São Luís do que ir para Corrente", declarou.
Ainda segundo o deputado, as menores rendas do Brasil são do Piauí e Maranhão e a criação desses novos estados são benéficos. "Quando foi criado o Tocantins só contribuia com 2,7% e depois que dividiu passou para 40%. Na hora que tivermos o território, o governador do Gurgueia, vamos ver o que vai desenvolver. Goiás cresceu muito mais depois que dividiu", disse.
Marcelo Castro afirmou que tentará unir as bancadas do Piauí e Maranhão, que também quer dividir o Estado.