
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Com as blitzen cada vez mais constantes em Oeiras, a procura pelos serviços do DETRAN tem aumentado. São condutores de veículos que procuram o órgão para colocar a documentação em dias, tirar ou renovar a habilitação e ainda outros serviços.
Todavia, aqueles que procuram o DETRAN de Oeiras encontram o órgão sem a menor estrutura para atender a população. Há dois meses o diretor foi exonerado e até o momento não há indicações para o cargo. A direção do DETRAN em Oeiras é mais uma das disputas por cargos estaduais entre os grupos políticos da Primeira Capital.
Enquanto um novo diretor do órgão não é nomeado, o DETRAN segue funcionando de forma restrita. No local havia apenas um computador de provas e este deixou de funcionar. Falta material de trabalho e inclusive papel para impressão. Além disso, alguns terceirizados estão sem receber salário. Em muitos momentos, empresários locais têm ajudado no funcionamento do órgão com algumas doações de material de expediente.
Além da falta de material o prédio está com banheiros entupidos e o pátio completamente lotado de motos e carros. No local há carros e motos com mais de 10 anos que foram apreendidos.
Dificuldades das autoescolas
O Problema com o DETRAN de Oeiras afeta diretamente aqueles que procuram as autoescolas para tirarem a sua carteira de habilitação.
Com a cobrança dos documentos pela Polícia, cresceu significativamente os interessados em estarem de posse da sua CNH. As autoescolas fazem todos os procedimentos, mas quando chega o dia em que o aluno precisa ser avaliado pelo DETRAN é preciso ir a outras cidades, pois não há nenhum agendamento do exame de baliza para Oeiras em 2019.
Para Chico Santos, diretor da Autoescola Santos, o ideal seria que acontecessem balizas em Oeiras a cada 60 dias. “Temos demanda para que as balizas acontecessem aqui na cidade a cada 60 dias, e assim facilitaria a vida daqueles que querem estar regularizados. Temos feito nosso trabalho e temos uma demanda que vem crescendo, entretanto, esbarramos na falta de estrutura do DETRAN da nossa cidade, e assim, só nos resta levar nossos alunos a fazerem a baliza em outras cidades, para que eles não percam o prazo estabelecido”, frisa o empresário.
Recentemente a Autoescola Santos levou cerca de 40 alunos para passar pelo exame de baliza na cidade de Picos. Para todo o ano de 2019 estão programados exames de balizas em Piripiri, Parnaíba, Picos e Floriano. Oeiras não consta no calendário, dificultando assim a vida daqueles que querem tirar a sua carteira de motorista.
DA REDAÇÃO MURAL DA VILA