
Oeiras registra 23 novos casos de Covid-19 e uma morte
11/09/2025 - 11:12Boletim apresenta dados de testes realizados no Laboratório Municipal e no Hospital Regional
Garantir a imunização é essencial não apenas para proteger o corpo de infecções e prevenir doenças graves, mas também para reduzir a circulação de vírus e bactérias quando realizada em larga escala. Conhecido como imunidade coletiva, esse cenário beneficia até mesmo aqueles que não foram vacinados.
No Dia Nacional da Imunização, o Instituto Butantan destaca a importância de fortalecer não só o impacto individual das vacinas, mas também o coletivo. Uma população imunizada impede que vírus e bactérias se proliferem, reduzindo sua transmissão.
Dados da OMS demonstram que a vacinação contra diversas doenças transmissíveis salvou milhões de vidas e diminuiu as mortes infantis em escala global ao longo das últimas décadas. Um caso emblemático é a erradicação da varíola, resultado do esforço global e da aplicação massiva de vacinas.
O Programa Nacional de Imunizações oferece 48 imunobiológicos gratuitamente, cobrindo todas as faixas etárias e promovendo campanhas para atualização da caderneta de vacinação. As vacinas são consideradas um investimento importante em saúde, garantindo proteção contra diversas doenças preveníveis.
No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação contempla diversos grupos, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas, com um total de 19 vacinas disponíveis. Consulte o calendário completo para saber mais.