
Um dia de fé e união: O encontro de jovens da Pastoral Familiar
18/06/2024 - 08:30A Banda Filhos da Vitória, sob a coordenação do Pe Welingtom, garantiu a animação com música que elevou o espírito
"Juventude e o protagonismo feminino" é o tema que norteia o Dia Nacional da Juventude deste ano celebrado por cerca de 500 jovens no Ginásio Santaninha em Oeiras, onde representantes de todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese de Oeiras estiveram reunidos durante todo o domingo.
No início do evento, Pe. Kleyton Vieira, assessor da Pastoral da Juventude, dirigiu a mística de abertura que foi um convite profundo a cada jovem para caminhar com Jesus Cristo e assumir a missão de evangelizar os outros jovens. Na ocasião, a partir do evangelho de Mateus, cada jovem foi convidado a olhar para sua vida e observar o que impede de seguir a Jesus.
As irmãs Inês e Teresinha apresentaram a temática proposta para o Dia Nacional da Juventude- DNJ, deste ano "Juventude e protagonismo feminino". Na palestra, a Ir. Inês destacou o DNJ como um convite a cada um/a abraçar a mulher como "porta de ternura do amor de Deus. A reflexão do DNJ além de celebrar a vida e a luta da mulher, quer também denunciar todo tipo de discriminação contra a mulher dentro e fora da Igreja”, destacou ainda a religiosa.
Ir. Teresinha destacou o papel da mulher a partir de exemplos de mulheres que atuaram e continuam atuando dentro da sociedade. Destaque para Madre Teresa de Calcutá, Emilli Cabrini, Dilma Rousseff dentre outras.
os jovens participaram das oficinas no Colégio Juarez Tapety, divididos da seguinte forma: Juventude e Igreja (Assessora: Profª Remédios Santos); Juventude e Família (Assessoras: Francisca Pita e Conceição Narciso); Juventude e Educação (Assessoras: Professoras: Rossana Ferreira e Ivaneide Alves); Juventude a Cidadania (Assessores: profª Rosário Barros e Albert); Juventude e o Protagonismo Feminino (Assessoras: Ir. Inês e Ir. Teresinha); Coordenadores Paroquiais (Assessores: Pe. Kleyton e prof. Francisco Costa).
O encerramento as atividades foi com uma Celebração Eucarística presidida por dom Juarez , bispo diocesano e concelebrada pelos padres: Kleyton, José Raimundo, Ronny de Sousa, Possidônio e Diácono Hamilton Rodrigues.
" Homens e mulheres devem priorizar nas suas relações as semelhanças existentes entre os sexos e respeitar as diferenças, pois através disso é possível se ter uma convivência sadia". Foi com essa reflexão que dom Juarez pontuou a sua homilia chamando atenção dos 500 jovens que estavam presentes no Ginásio Poliesportivo Santaninha.