Saúde no Mural
Distrito Federal doa generosa quantidade de leite materno para o Rio Grande do Sul
A previsão é de que a quantidade doada seja suficiente para nutrir 65 bebês recém-nascidos por até oito dias.
Por: Giselle Silva em 12/07/2024 - 15:01
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está realizando uma importante ação nesta quinta-feira (11). Trata-se da doação de 33 litros de leite materno para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul.
Em nota, a SES-DF informou que o estado, fortemente afetado por enchentes, ainda enfrenta dificuldades para manter os estoques de leite materno em dia. Os 33 litros doados são provenientes dos hospitais regionais de Brazlândia, Asa Norte, Taguatinga e Região Leste, no Paranoá.
A previsão é de que a quantidade doada seja suficiente para nutrir 65 bebês recém-nascidos por até oito dias. Para garantir que o leite chegue congelado e em perfeitas condições, foi desenvolvida uma estratégia especÃfica: uso de gelo seco na caixa de transporte, assegurando a manutenção da temperatura até o destino final.
Em junho, a primeira remessa de doação de leite materno do DF para o RS foi enviada com o apoio da Força Aérea Brasileira. E já está reservado um terceiro lote de 33 litros para envio imediato após solicitação, demonstrando o compromisso da rede de bancos de leite em ajudar. Não há risco de desabastecimento no DF, tendo sido doados 1.705 litros em junho.
Para se tornar doadora de leite materno no Distrito Federal, é simples: basta fazer o cadastro por meio do telefone 160 (opção 4) ou pelo site Amamenta BrasÃlia. Uma equipe dos Bombeiros Militares irá até a residência da doadora deixar o kit de coleta e buscar os vidros cheios, sem a necessidade de deslocamento aos postos de recebimento.