
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Em solenidade que aconteceu na tarde de segunda(24) no Cine Teatro Oeiras, o bispo diocesano Dom Juarez Sousa, foi empossado como membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauà que tem como presidente o professor e historiador Fonseca Neto, na presença do Secretário de Governo Wilson Brandão, autoridades locais e comunidade. A posse aconteceu dentro do evento em comemoração aos 250 anos de Elevação da Vila da Mocha à condição de cidade de Oeiras e Capital do PiauÃ.
A cerimônia cÃvica foi composta pela leitura do documento de elevação à categoria de cidade e capital, de ordem de João Pereira Caldas, primeiro governador do PiauÃ. O documento foi lido pelo orador do IHO, Pedro Dias de Freitas Júnior e pela professora Conceição Neiva, sócia efetiva do referido instituto, no Sobrado Major Selemérico, no Paço Municipal e no adro da Igreja Catedral, com uma apresentação do bailarino Tiago Gambogi. No Cine Teatro Oeiras aconteceu a solenidade do instituto, com apresentação da banda de música Santa CecÃlia e dos Bandolins de Oeiras, bem como conferência proferida pelo professor Fonseca Neto e posse no IHGP, do bispo diocesano Dom Juarez.
Para Dom Juarez, ser empossado como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Piauà é motivo de muita alegria, principalmente na ocasião em que celebramos os 250 anos da elevação de Oeiras à condição de cidade e capital do PiauÃ.
A solenidade contou ainda com a presença da historiadora Socorro Barros presidente do IHO, da professora Rita de Cássia presidente da Confraria Eça-Dagobertiana, da Gerente da 8ª GRE a professora Marineide Soares, do presidente da Fundação Nogueira Tapety Carlos Rubem, da Secretária de Cultura Aldenora Carvalho, da Coordenadora do Museu de Arte Sacra a professora EspÃrito Santo Marques, advogados, vereadores, membros do Instituto Histórico de Oeiras, professores e alunos das escolas da cidade e UESPI.
O evento foi uma realização do Instituto Histórico e Geográfico do PiauÃ, Instituto Histórico de Oeiras, Confraria Eça-Dagobertiana, Prefeitura Municipal e Governo do Estado do PiauÃ.