
PolÃcia Civil cumpre mandados e prende dois investigados por roubo em Oeiras
06/05/2025 - 08:28Prisões ocorreram nesta terça-feira com apoio da PolÃcia Militar; investigados também foram presos em 2024 por crime semelhante
Após uma manhã de buscas, os fiscais do Ibama enfim localizaram o Circo Latino-americano, que saiu do bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina, levando a tigresa apreendida pelo órgão. Na verdade, foram os donos da companhia circense que resolveram retornar as ligações e mantiveram contato com o veterinário do Ibama, José Lacerda.
O circo saiu da zona Sul e se deslocou para um campo de futebol do bairro Francisco Marreiros, zona Sudeste da capital piauiense. O Ibama enviou uma equipe para formalizar a apreensão da tigresa.
VEJA COMO OCORREU:
O Circo Latino-americano fugiu de Teresina levando uma tigresa apreendida há 15 dias pelo Ibama. O caso gera, além de tudo, um grande embaraço ao instituto, que já havia acertado a doação do animal para uma ONG de São Paulo.
A fuga do circo foi constatada nesta quinta-feira (07), quando fiscais do Ibama foram até o bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina – onde o picadeiro estava montado –, encaminhar a burocracia para o recolhimento do animal.
Ao constatar os maus tratos à tigresa e que o circo não tinha estrutura para manter o animal, o Ibama o apreendeu verbalmente. Mesmo em jaulas impróprias, os técnicos do instituto resolveram deixar o animal temporariamente no circo porque os donos da companhia não reagiram à fiscalização e concordaram com a apreensão. O instituto esperava a chegada de um caminhão enviado de São Paulo para formalizar o termo de apreensão.
*Quando [os fiscais] chegaram lá eles tinham fugido. Deram o golpe*, relata Romildo Mafra, superintendente do Ibama no PiauÃ. O coordenador de Fiscalização do órgão, Edmilson Rodrigues, reconhece que houve falha do Ibama. *Nós falhamos porque acreditamos neles e não formalizamos a apreensão*, diz.
Moradores do Bela Vista informaram que os últimos componentes do Circo Latino-americano deixaram a cidade de Teresina ontem (06). O Ibama acredita que a debandada da caravana começou entre terça e quarta-feira. A PolÃcia Rodoviária Federal registrou a passagem dos veÃculos do circo pela BR-316.
Além de localizar a tigresa e os proprietários do circo, a gestão do Ibama precisará resolver um outro embaraço. Dois representantes da ONG que iria adotar o animal estão com passagens compradas para Teresina. Devem embarcar nesta quinta-feira (07) a noite.
Se encontrados, os donos do Circo Latino-americano serão multados duas vezes. *Por maus tratos ao animal e por obstruÃrem a ação do órgão*, explica EdmÃlson Rodrigues.