Detran-PI retira obrigatoriedade de baliza em testes práticos; veja mudanças
10/02/2026 - 10:48Entre as principais mudanças estão a retirada da prova de baliza para categoria B, que inclui carros de passeios.
Trabalhadores da empresa DPL Construções Ltda que presta serviço para a Equatorial realizam, na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, paralisação temporária parcial dos serviços em todo o estado do PiauÃ. A mobilização teve inÃcio à s 6h e segue até o meio-dia. Em Oeiras, cerca de 70% das frentes de trabalho estão paradas, enquanto 30% permanecem em funcionamento.
A paralisação foi definida em assembleia geral realizada no dia 5 de fevereiro, às 20h, por meio de videoconferência, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual do Piauà (Sintsep-PI). Durante a reunião, os trabalhadores analisaram a proposta apresentada pela empresa no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2026.
Por decisão unânime, a categoria rejeitou o reajuste salarial linear de 3,9% e o valor de R$ 450 destinado ao vale-alimentação. Os trabalhadores optaram por manter a proposta apresentada pelo sindicato, relacionada à s condições salariais e aos benefÃcios previstos na negociação coletiva.
A empresa foi comunicada formalmente sobre a paralisação por meio de ofÃcio encaminhado pelo Sintsep-PI. O documento informa que a mobilização foi deliberada em assembleia geral e ocorre nos termos da legislação que trata do direito de greve.
Segundo o sindicato, a paralisação temporária parcial decorre do impasse nas negociações coletivas entre a empresa e os trabalhadores.

