
Alunos da zona rural de Oeiras visitam Parque Nacional da Serra da Capivara
15/07/2025 - 10:59Estudantes de três escolas vivenciaram conteúdos de história e meio ambiente durante atividade pedagógica em São Raimundo Nonato
O sentido da educação para o desenvolvimento humano requer incentivos na formação de hábitos que venham proporcionar o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido é que se baseia a proposta de ensino do Educandário Monteiro Lobato que comemora em 2017 o seu 18º aniversário tendo como objetivo principal oferecer uma educação de qualidade para a vida.
O desenvolvimento da imaginação infantil quando compartilhado, divulgado e aplaudido faz do sujeito alguém envolvido com as ideias, compreensivo, crítico e modificador de sua realidade. Pensando assim, o Educandário Monteiro Lobato vem desenvolvendo o Projeto: Ler, Contar e Criar, cujo objetivo é despertar na criança o prazer pela leitura. Este ano em sua 7ª edição, optamos por trabalhar a obra literária "A Reforma da Natureza" que foi lançado em 1941 e é considerado um dos mais originais do autor.
Iniciamos a culminância do projeto prestando homenagem à comemoração do tricentenário de Oeiras. Um lugar de fé que respira, transpira e irradia religiosidade. Falar de Oeiras é falar de cultura! Dentre as mais infinitas: a cultura poética, musical, intelectual, artística e arquitetônica.
O show de dramaturgia coreografada foi resultado de uma adaptação para fins pedagógicos realizada pela equipe docente da escola. As apresentações tiveram origem nas histórias do livro trabalhado, onde a Emília resolve mudar tudo o que ela acha errado na natureza. Aí já viu, né? Ela virou o sítio de cabeça para baixo...
O Sítio do Picapau Amarelo nunca mais foi o mesmo depois das engenhosas "reformas" da Emília. A paisagem bucólica e natural abriu espaço para as mais estranhas mudanças, mas depois tudo voltou a sua forma normal com a perfeição que só a natureza é capaz de proporcionar!
CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO