
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
O sentido da educação para o desenvolvimento humano requer incentivos na formação de hábitos que venham proporcionar o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido é que se baseia a proposta de ensino do Educandário Monteiro Lobato que comemora em 2018 o seu 19º aniversário tendo como objetivo principal oferecer uma educação de qualidade para a vida.
O desenvolvimento da imaginação infantil quando compartilhado, divulgado e aplaudido faz do sujeito alguém envolvido com as ideias, compreensivo, crítico e modificador de sua realidade. Pensando assim, o Educandário Monteiro Lobato vem desenvolvendo o Projeto: Ler, Contar e Criar, cujo objetivo é despertar na criança o prazer pela leitura.
Este ano em sua 8ª edição, optamos por trabalhar adaptações literárias de fábulas realizadas pelo mentor de nossa escola – Monteiro Lobato. Ler fábulas para as crianças é uma das melhores maneiras de fazer com que elas reflitam sobre um determinado pensamento. Além de ser uma ótima forma de entretenimento, a moral da história acaba sendo o momento perfeito para os pais darem uma nova lição para os seus filhos, ensinando valores morais.
No Brasil, a Fábula teve início com Monteiro Lobato que utilizou a estória de forma inteligente e educativa num conjunto de sensibilidade, ingenuidade, humildade, amor, obediência e outros atributos, e, é no Sitio do Pica-Pau Amarelo onde se desenvolvem os personagens de cada estória que Monteiro Lobato reescreveu inspirado nas fábulas de Esopo e La Fontaine, as quais ressurgem com um saber todo especial: são comentados o tempo todo, e até criticadas através de "Emília" que diz tudo o que pensa. O show de dramaturgia coreografada é resultado de uma adaptação para fins pedagógicos realizada pela equipe docente da escola.
Iniciamos a culminância do projeto prestando uma homenagem ao pai André Feitosa de Sá, com a dedicação de 1 minuto de silêncio por parte de nossa diretoria e colaboradores. Externamos nosso respeito e sinceras condolências a todos seus familiares e amigos.
As apresentações tiveram origem nas histórias adaptadas dessas fábulas e foram conduzidas pelos alunos do Infantil II.
O Sítio do Pica-Pau Amarelo nunca mais foi o mesmo depois dos ensinamentos e da moral de cada fábula que compartilhamos. Por meio dessas pequenas histórias tivemos a oportunidade de falar sobre honestidade, humildade, paciência, trabalho e muitos outros, com a certeza que muito provavelmente essas lições não serão esquecidas tão cedo.
Encerramos este ano mais uma versão de nosso Projeto: Ler, Contar e Criar comemorando o 19º aniversário de nossa escola. Gostaríamos de agradecer a confiança em nós depositada, no sentido de sempre estarmos progredindo, inovando e evoluindo para oferecermos uma educação de qualidade para a vida!
CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO