
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 O Tribunal Regional Eleitoral do Piauà está com o cadastro aberto para os interessados em trabalhar como mesário voluntário nas eleições municipais 2016. O formulário de cadastro está disponÃvel neste link e, no perÃodo de eleições, pelo Disque Eleições (0800 007 9797) ou diretamente nos cartórios eleitorais.
Após preencher a ficha, aguarde o contato do Juiz Eleitoral da Zona na qual é inscrito como eleitor.
Qualquer eleitor pode ser mesário, exceto os candidatos e seus parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge; Os membros de diretórios de partidos polÃticos que exerçam função executiva; As autoridades e agentes policiais e funcionários que desempenham cargos de confiança no Executivo; Os funcionários que pertencem ao serviço eleitoral; Os eleitores menores de 18 anos.
De acordo com o TRE-PI, ao exercer a função de mesário, os benefÃcios são dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuÃzo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Art. 98, da lei 9.504/97); e como critérios de desempate em concursos públicos (desde que haja previsão no Edital) e em caso de promoção, dentre outros benefÃcios.
Sobre remuneração, o mesário recebe auxÃlio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições e tem direito a dois dias de folga para cada dia de convocação. Não há qualquer outro tipo de pagamento.
Mais informações no site do TRE-PI.