
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A eleição em Baixa Grande do Ribeira, a 700 quilômetros ao Sul de Teresina, acontece num clima de muita movimentação. A campanha poderia acontecer até as 20 horas de ontem. O que se viu nas ruas foi muito carro de som convocado os eleitores para votar nos dois candidatos, Raimundo Silva(DEM) e Ozires Silva(PSB).
Segundo informações do juiz Rodrigo Alaggio Ribeiro, a campanha foi calma. Ele ainda assim, convocou cerca de 40 policiais entre PM e Federal para a segurança do pleito. O nome do prefeito de Baixa Grande somente deverá ser conhecido por volta de 22 horas.
Alaggio explicou que este atraso se deve ao fato de cinco sessões das 20 da 44a Zona Eleitoral estarem na zona rural e quatro delas em locais de difícil acesso. “Se chover ainda pode complicar”, explica do magistrado que foi nomeado apenas para as eleições. Na realidade ele é juiz do município de Piracuruca, a cerca de 800 quilômetros de Baixa Grande.
A preocupação do juiz era com um local de votação no centro da cidade, onde votam mais de 2 mil eleitores. O local é pequeno e conta com oito sessões. O juiz traçou estratégica com a PF para evitar aglomeração onde ficam as sessões.
O TRE decidiu por novo pleito depois que a candidatura de Aldir Borges foi indeferida em razão de suas contas terem sido rejeitadas por órgão de fiscalização.
Os votos obtidos por ele,foram considerados inexistentes e como ele obteve 55,93% dos votos válidos, o artigo 224 do Código Eleitoral determina que seja realizada uma nova eleição, bem como ocorreu em Jardim do Mulato, Campinas do Piauí e mais recentemente Pimenteiras.
A junta eleitoral reunida em em 29 de janeiro, anulou a eleição para prefeito e vice, solicitando ao TRE – PI que marcasse a data para realização de uma nova eleição.(OP)
Diário do Povo