
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 A Eletrobrás Distribuidora - PI, visando alcançar melhores Ãndices como qualidade de energia, nÃveis de tensões de fornecimentos, menor tempo na reposição do sistema nas faltas inesperadas, agora conta com seus atuais investimentos na subestação de Oeiras - PI. Os mesmos além de otimizar seu sistema elétrico, vai propor mais confiabilidade e disponibilidade de energia para toda a cidade de Oeiras e região que são atendidas pela subestação da cidade.
Os investimentos constam com a substituição de equipamentos, como transformadores de potência, com regulação automática em plena carga, aperfeiçoando os nÃveis de tensões exigidas pelo sistema em diferentes horários, para melhor qualidade de energia aos consumidores. Além dos transformadores, também foram substituÃdos equipamentos de seccionamentos, proteções e bloqueio do sistema em uma eventual anormalidade.
Com a preocupação na interrupção do fornecimento para a execução da manobra de operação, a Eletrobrás contou com a sua moderna unidade móvel de suprimento, capaz de assegurar o fornecimento de toda a cidade, para a operação necessária na subestação. A cidade de Oeiras recebeu investimentos que dão segurança no setor de energia para alavancar os setores industriais, comercias e também residenciais.
Trabalharam na troca do travo que foi substituÃdo na subestação de Oeiras, os Eletrotécnicos, Washington Braga, Jurandir Pereira, Adilson Robson e Bonifácio de Sousa, orientados e supervisionados, pelo engenheiro Francisco Barbosa, gerente de manutenção de linhas, e Zilton Magno gerente de manutenção de subestação, além dos eletricistas vindos de Teresina e das equipes da Linha viva de Oeiras e Floriano, e o apoio do gerente da região centro sul do PiauÃ, Rildo Coelho e Edilson Moreira da Costa, gerente de manutenção dos eletricistas em Oeiras.
A substituição do transformador de força, por um novo equipamento com sistema de regulação automático vai proporcionar melhorias no fornecimento de energia para os municÃpios de Oeiras, Colônia do PiauÃ, Oitis, Santa Rosa, Cajazeiras, Arraial, Francisco Ayres, Wall Ferraz e zona rural destes municÃpios.
Foi substituÃdo o disjuntor de 6,9 KV da entrada da subestação trazendo, restabelecimento de energia e segurança para os equipamentos. A troca destes equipamentos foi um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais, que aconteceu pela primeira vez, desde que a subestação de Oeiras foi criada em 31 de março de 1971.
Essa troca de transformador foi realizada pela primeira vez aqui na cidade de Oeiras, e foi utilizada uma subestação Móvel, equipamento esse adquirido pela Eletrobrás com a finalidade de assumir toda as funções de substituição existentes durante as trocas dos transformadores e as devidas manutenções necessárias. Com isso, os usuários não ficaram mais de 12 horas sem energias como acontecia antes, tendo apenas dois curtos momentos.