Canavieira

Em Canavieira, a colheita de cajú não foi boa em 2010

Compartilhar
WhatsApp
Nesta época é normal nos quintais de casas, árvores a beira de ruas, um fruto bem comum na região: o Caju.

Só que neste ano foi se observando que o mesmo não teve uma boa safra como em anos anteriores. Para os mais otimistas eles acreditam que sempre que um ano é bom outro não. É o que afirma o senhor José Amorim morador da comunidade Serra onde fica grande concentração da espécie, um plantio mais avançado.

O agricultor afirma que neste ano o caju é pouquíssimo e que não deu pra se fazer bons negócios com o produto.  Bastante diferente do ano passado, onde até mesmo a produção de cajuina que era a mais rentável com o cajú não foi possivel se fazer um bom número de garrafas.
 
Outros afirmam ser a falta da chuva no período necessário, para sustentação da safra. O caju, além de saboroso para se consumir natural e é possível se aproveitar quase tudo. O suco é rico em vitamina C e ferro, da polpa(massa) pode se fazer doces, pastas, rapaduras e cajuínas, alem da amêndoa que é consumida de várias formas.

Em Canavieira, a colheita de cajú não foi boa em 2010 — imagem 1

Na foto José de Sousa Amorim -plantador de cajú na Serra  - este colunista durante uma visita a uma plantação na serra.
Em Canavieira, a colheita de cajú não foi boa em 2010 — imagem 2
Cajú  - Fruta saborosa típica dessa região

Por Vanilson Medeiros