Religião
Em culto especial, Primeira Igreja Batista em Oeiras abre comemorações dos 60 anos de fundação
Este culto marcou a abertura de uma programação especial que se estenderá até o dia 27 de dezembro.
Por: Da Redação em 04/07/2024 - 16:57
Com o tema "A igreja ontem e hoje: Com Cristo permaneço de pé " e a divisa baseada em Salmos 20:8, que diz: "Eles encurvam-se e caem, mas nós levantamos e estamos de pé ", a Primeira Igreja Batista em Oeiras realizou um culto especial de lançamento da programação do seu Jubileu de Diamante. O evento contou com a presença de pastores de várias igrejas evangélicas de Oeiras, pastores batistas de outras cidades, representantes dos Gideões Internacionais, membros de ordens de classe e polÃticos locais.
Este culto marcou a abertura de uma programação especial que se estenderá até o dia 27 de dezembro, data em que a igreja completa seus 60 anos de fundação. Durante todos os meses, haverá eventos alusivos a este importante marco, celebrando a trajetória da primeira igreja evangélica de Oeiras.
Com uma história de perseguição, resistência e fé, a Primeira Igreja Batista chega aos 60 anos como uma coluna firme na evangelização. Fundada pelo casal de missionários americanos Robert e Margaret Tilotson e tendo como primeiro membro Antônio Carlos Valentim, a igreja funcionou inicialmente na Rua Nogueira Tapety, no Centro de Oeiras, antes de se transferir para o endereço atual na Rua Rafael Farias.
VIDEO
No culto desta quarta-feira, houve uma encenação que retratou a forma hostil como os "protestantes" foram recebidos. A história foi contada através da literatura de cordel, uma expressão cultural tradicional do Nordeste brasileiro, seguido de uma bela coreografia.
 VIDEO
O pastor MarcÃlio Barros fez uma breve reflexão sobre os desafios e problemas que a igreja superou ao longo dos anos, comparando-os à s batalhas enfrentadas pelos heróis da BÃblia, que sempre mantiveram a fé mesmo diante das adversidades.
Â
Após a celebração, uma exposição fotográfica contou a história da igreja, mostrando momentos significativos de ontem e hoje, emocionando e trazendo muitas lembranças aos presentes. A exposição incluiu a história da igreja, manuscrita por Antônio Carlos Valentim, primeiro evangélico de Oeiras e membro fundador da igreja. Além disso, uma maquete especialmente confeccionada para este momento encantou a todos.
Para encerrar a noite, foi servido um coquetel aos presentes, proporcionando um momento de confraternização e celebração pelos 60 anos de história da Primeira Igreja Batista em Oeiras.