
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Exatamente às 20 horas, a juíza Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima, do Fórum Eleitoral de Barras, anunciou a vitória do prefeito Francisco Marques (PMDB) e do seu vice, Alfredo Barbosa (PCdoB), na eleição suplementar deste domingo.
O peemedebista recebeu 11.635 votos válidos, enquanto Joaquim Lucas Furtado foi votado por 10.526 eleitores. A diferença entre os dois ficou em 1.109 votos e o índice de abstenção foi de 21,32%.
Chico Marques era presidente da Câmara de Vereadores, e assumiu a prefeitura em 27 de fevereiro, após o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí confirmar a cassação de Manin Rêgo, que foi acusado de captação ilícita de sufrágios.
Manin, inicialmente, apoiou outro nome para ocupar sua vaga. Contudo, durante a campanha o prefeito cassado fechou um acordo com seu correligionário e decidiu apoiá-lo. Esse foi o fator decisivo para a vitória de Chico Marques na noite deste domingo, dia 2 de maio.
Na cidade, grande parte dos eleitores de Manin Rêgo acreditam que sua cassação foi uma injustiça. O próprio prefeito cassado chegou a declarar, neste domingo, que foi vítima de perseguição política.
Festa na praça matriz
Desde cedo os correligionários e partidários do candidato do PMDB lotaram a Praça da Igreja Matriz para comemorar a vitória de Francisco Marques Silva.
Por vola das 18h30, quando foi divulgado o terceiro resultado parcial da apuração, já se podia ouvir o barulho de foguetes e carros de som.
Meia hora após a confirmação da vitória, pela juíza Maria das Neves, a multidão iniiou uma passeata pelas ruas e avenidas de Barras. Diziam que a festa não tinha horário para acabar.