
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Aconteceu neste domingo (15) no Oeiras Clube um bate-papo com o candidato ao governo do Estado, Silvio Mendes (PSDB). Destinado à população oeirense e lideranças políticas, o bate-papo foi promovido por membros da coligação “A Força do povo” e pelo casal de empresários oeirenses, Eduardo Freitas e Ediliane Santana. Antes do bate-papo, Silvio Mendes deu entrevista a uma rádio local e participou do encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Vitória.
“Nosso objetivo foi oportunizar aos oeirenses uma conversa franca com o candidato Silvio Mendes, para que mais pessoas da cidade fiquem conhecendo suas ideias e propostas para o Governo do Piauí”, explicou a empresária Ediliane Santana.
Na conversa, que durou cerca de três horas, Silvio Mendes falou de sua gestão à frente da Prefeitura de Teresina e apresentou suas ideias para a administração estadual. Silvio criticou o Governo e diz que faz oposição por convicção. Segundo ele, falta transparência na atual gestão. "A melhor prática de gestão é dar publicidade aos seus atos", pontuou.
Silvio Mendes falou sobre segurança pública, saúde, agricultura, educação e outros assuntos que compõem seu plano de governo. Ao falar sobre a UESPI, o candidato ao governo fez duras críticas à estrutura da Instituição e disse que o sucateamento é resultado da falta de investimento dos governos anteriores. “O investimento feito na UESPI é o mesmo de dez anos atrás”, comentou.
Instabilidade política e projetos para Oeiras
Quando perguntado sobre propostas específicas para Oeiras, Silvio Mendes falou da importância da cidade e fez menção aos filhos de Oeiras que ajudaram a construir Teresina e desenvolver o Piauí. “Temos que ouvir a cidade. Oeiras merece toda nossa atenção e reverência. Nós, piauienses devemos muito a esta cidade”, disse.
Ao falar sobre a instabilidade política em Oeiras, Silvio foi taxativo: “É muito ruim para a cidade. Perde todo mundo”. Para Silvio, os processos político-eleitorais devem ser ajustados para evitar o constrangimento e desconfiança da população.
Conhecendo o Piauí
Silvio Mendes falou também sobre o uso da imagem do Presidente Lula e da candidata Dilma nas campanhas de seus principais adversários na sucessão estadual. Segundo ele, esta é uma tentativa de utilizar o prestígio do Presidente da República em benefício próprio. “É importante que a população do Piauí perceba que quem é o candidato não é o presidente Lula. O candidato é quem se propõe a governar o Estado. É preciso saber separar as coisas”, disse.
Em resposta às críticas do governador Wilson Martins, que afirmou que o candidato Silvio não conhece o Piauí, o ex-prefeito de Teresina disse que está percorrendo o Estado inteiro. “Pior que não conhecer o Piauí, é conhecer e não fazer nada pelo Estado. Wilson é um político muito importante desde os tempos do ‘Governo Mão Santa’. Então o que fez ele pelas cidades que diz que não conheço?”, alfineta.
Esteve presente no bate-papo, o senador Mão Santa (PSC). Mão Santa declarou apoio à candidatura de Silvio Mendes e afirmou que ele será o próximo governador do Piauí.O evento também contou com grande audiência do empresariado oeirense. Nilson Miranda (do Grupo OeirasCred), Ceiça Campos (presidente da CDL de Oeiras), Ediliane e Eduardo Freitas (da ENGIPEC) e outros empresários presentes declaram apoio ao candidato tucano.
Com problemas de agenda o candidato Wilson Martins (PSB), que também esteve presente em Oeiras, não pôde conversar com nossa reportagem.
Mais fotos aqui.
Por Jadson Osório