Geral
Emater realiza eventos em todo o piauà em setembro
Por: Giselle Silva em 10/09/2009 - 01:16
Neste mês de setembro, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauà (Emater-PI) está realizando uma série de projetos e capacitações em todo o Estado. Entre os dias 8 e 15, nos municÃpios de São Raimundo Nonato e São João do PiauÃ, ambos no Sul do Estado, acontece o projeto Ater no Quilombo, que tem o intuito de desenvolver, de maneira sustentável, comunidades quilombolas espalhadas por todo o território piauiense.
Na região de Oeiras teve inÃcio, nessa terça-feira (8), o curso de processamento do pedúnculo do caju, com ênfase na produção de cajuÃna, doces e utilização da fibra do caju na culinária. O objetivo do curso é agregar valor à produção da agricultura familiar, através do processamento da polpa da fruta, gerando, com isso, novas alternativas no incremento da renda de famÃlias agricultoras e estimular o empreendedorismo. O curso é uma parceria entre o Emater, a Embrapa, a Paróquia e a Prefeitura de Oeiras.
Em Teresina, o Emater-PI promove, de 21 a 25, cursos de metodologia participativa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Os cursos serão ministrados no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar (Centaf) e devem contar com a participação de instrutores do Emater de Minas Gerais, além de representantes das 17 regionais do Emater-PI.
VI Ferapi
Neste mesmo perÃodo, 22 a 25, será realizado na Praça Pedro II, Centro de Teresina, a VI Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas (Ferapi). O evento é uma realização do Emater-PI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado do Piauà e demais órgãos empenhados na luta das comunidades quilombolas.
Para a realização da VI Ferapi, o Emater contribui financeiramente com R$ 84.500. O dinheiro servirá para a compra de materiais didáticos para oficinas, confecção de camisetas e bonés do evento, alimentação dos feirantes, propaganda e pagamento de conferencistas.
A Ferapi tem como tema desta 6ª edição Reforma Agrária, Meio Ambiente e Modos de Vida. Para o evento estão sendo programadas palestras com conferencistas de todo o Brasil, oficinas e estandes temáticos. Este ano, o Emater abordará as comunidades quilombolas e a agricultura familiar, além de degustação de produtos derivados do caju.
Por Jadson Osório