
Morre em Oeiras o senhor Domingos Francisco de Sousa, aos 84 anos
04/05/2025 - 09:46Homem de fé e trabalho, construiu uma família numerosa e deixou um legado de simplicidade e dedicação
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) realizará teste seletivo para contratação de 380 novos técnicos, que vão atuar no âmbito do Pacto Federativo, que foi assinado entre o Governo Federal e os governadores das regiões Nordeste e da Amazônia Legal. Foi o que informou Francisco Guedes, diretor-geral do Emater.
“A produção de alimentos é uma das estratégias do governo para enfrentamento da crise. Está mantida a decisão governamental de realizar o teste seletivo, cujo contrato deverá ter duração de dois anos. Estamos trabalhando na execução de convênios anteriores. Só depois é que vamos executar o convênio do Pacto Federativo”, disse o diretor.
Guedes, que é especialista em Manejo de Ecossistemas do Nordeste e Tecnologias para a agropecuária do Semiárido, disse que a Presidência da República e o Governo do Estado querem buscar estratégias que visem reduzir, em curto prazo, as desigualdades regionais no Brasil.
A proposta do governo é melhorar ainda mais os dados do PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2007, que já mostram avanços significativos. Para isso, o Governo já identificou no âmbito dos pactos setoriais as ações e projetos que, se fortalecidos ou acelerados, poderão permitir melhorar estes indicadores até o final de 2010.
Além do fortalecimento da agricultura familiar, o Governo vai intervir positivamente na redução do analfabetismo, da mortalidade infantil e erradicação do sub-registro civil. De acordo ainda com Guedes, para produzir alimentos com maior produtividade, a assistência técnica e a extensão rural são fundamentais.
“O Emater está preparado. Há escritório em todos os municípios. Nós estamos capacitando técnicos para dar apoio em todos os municípios. Estamos buscando parcerias com todas as prefeituras para estruturar melhor as secretarias municipais de agricultura. O aumento da produção de alimentos é uma das estratégias importantes de cada prefeitura municipal e de cada estado do Brasil para superação da crise”, finalizou Guedes.
Diário do Povo