
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá obteve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre as escolas da rede estadual de ensino de Oeiras em 2010. O CEMTI Pedro Sá já havia obtido a melhor média no Enem 2009 com 490,89 pontos.
O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame é destinado aos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.
Em 2010, a escola foi novamente a melhor de Oeiras no Enem, e a sétima colocada em todo o estado do Piauí. O Cemti apresentou ainda números melhores que os do ano anterior. A nota subiu de 490,89 em 2009 para 537,35 em 2010. Os alunos também melhoraram a desempenho na quantidade de provas aplicadas. Das 4 provas aplicadas, os alunos obtiveram a melhor média em todas, uma a mais que no exame anterior.
Desempenho
Para a coordenadora, Josismar Barbosa, o bom desempenho da escola no Enem 2010 representa um avanço e é fruto do resultado de um trabalho eficiente. “Esse resultado é fruto da educação de qualidade que a instituição oferece. Nós que fazemos o Cemti Pedro Sá nos dedicamos muito para que a educação oferecida seja eficiente, e o resultado do Enem confirma o nosso trabalho”, destaca.
Um comparativo entre a colocação da escola Pedro Sá em três anos na modalidade tempo integral mostra o avanço dos índices no exame. Em 2008, quando a unidade de ensino ainda não trabalhava na modalidade de tempo Integral foi apenas a 47ª colocada entre as escolas estaduais do Piauí. Três anos depois a escola melhorou a sua colocação e ficou em sétimo lugar no estado. Um crescimento de 40 posições em apenas três anos.
Gestão Escolar
Emiliene Alves Pedrosa, diretora do Cemti, comenta que o resultado representa a conquista de um intenso trabalho que vem sendo feito na escola. Para ela, a conquista representa a realização de um projeto continuado que vem dando certo. “A escola se desdobra: alunos, professores, e gestores se empenham. No fundo, esse era um resultado já esperado. Sempre digo que os nossos alunos não são diferentes dos alunos de outras escolas, o diferencial é que agente tem um compromisso de mostrar resultados”, avalia.
Emiliene Alves e Josismar Barbosa
A gestora diz ainda que o resultado é motivo de muita alegria. “Hoje isso tudo é motivo de alegria, de reconhecimento. Acho que o resultado, pode ainda ser melhor nos anos seguintes. Tudo está sendo planejado para melhorar. Tudo isso é o resultado de um grupo que trabalha unido e acredita no que faz”, comemora a diretora.
O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral, Desembargador Pedro Sá, é composto em sua maioria por profissionais com curso de Licenciatura Plena, e muitos com titulação de especialista. Das escolas de Oeiras o Cemti Pedro Sá é a que mais aprova nos vestibulares
Confira a lista das escolas de Oeiras e respectivas notas:
Centro de Ensino Médio Desembargador Pedro Sá 537,35
Unidade Escolar Rocha Neto 511,30
Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho 488,22
Unidade Escolar Costa Alvarenga 486,05
Unidade Escolar Eva Feitosa 478,98
Caic Professor Balduino Barbosa de Deus 477,38
Unidade Escolar Orlando Carvalho 461,24