Geral

Equatorial Piauí realiza lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras

A ampliação da Subestação Oeiras contará com o que há de mais moderno no sistema elétrico.

Equatorial Piauí realiza lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras
Compartilhar
WhatsApp

A Equatorial Piauí realizou nessa quinta-feira (18), o lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras. A obra que conta com investimento de quase R$ 7,8 milhões, vai beneficiar 12 municípios e mais de 80 mil pessoas do Vale do Canindé. Durante o evento realizado no canteiro de obras onde será ampliada a subestação, foi possível ver de perto o projeto que vai dobrar a capacidade energética da região.

A ampliação da Subestação Oeiras contará com o que há de mais moderno no sistema elétrico e alia tecnologia para um fornecimento mais contínuo e robusto. A subestação vai dobrar de potência, além de ter à disposição, tecnologia de ponta em automação, controle e capacidade de intervenção à distância. Em caso de interrupções, será possível rápidas manobras de apoio e transferências de cargas entre subestações de regiões próximas, diminuindo o tempo para a normalização do serviço.  

O Executivo de Construção em Alta Tensão da Equatorial Piauí, Diego Azevedo, contou sobre as etapas de construção da obra. “Estamos nesse momento no processo de terraplanagem, que consiste em preparar o solo para receber a subestação em si. Em dezembro deste ano já teremos alguns equipamentos que serão ligados já beneficiando a região e até março de 2025 pretendemos entregar a obra completa para toda a população”, explica o executivo.  

 Equatorial Piauí realiza lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras — imagem 1

O Secretário de Turismo, Zé Neto, esteve presente no evento representando o Governo do Estado e destacou os benefícios do novo investimento para a região. “Oeiras que ao ganhar esse investimento da Equatorial, vai aumentar não só sua capacidade de carga, não vai só melhorar a vida dos mais de 80 mil consumidores de Oeiras e de mais 11 municípios beneficiados, mas vai melhorar o turismo da cidade para que ela possa realizar mais e novos eventos culturais, esportivos e turísticos, que vão fomentar toda uma cadeia que se beneficia quando a gente avança também no turismo”, ressalta.

O setor do comércio será um dos grandes contemplados com a nova obra, que vai garantir energia para a expansão e construção de novos supermercados, lojas e empreendimentos. “Quando comecei na atividade comercial, eu tinha 56 m² e dois funcionários, hoje minha atividade tem 1.400 m² e 60 funcionários. Com a energia que tinha antigamente jamais eu poderia chegar onde eu estou hoje. Agradeço à Equatorial, porque hoje nós podemos ultrapassar esses R$ 7,8 milhões que vocês estão investindo com novos comércios, novas escolas e indústrias. Com essa subestação que vocês estão implantando aqui, Oeiras vai ter um salto de qualidade em todos os aspectos possíveis”, conta Hélio Martins, empresário do setor comercial de Oeiras.

Equatorial Piauí realiza lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras — imagem 2

O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, agradeceu os investimentos realizados. “A gente só tem a agradecer a importância dessa obra para Oeiras e todo o território beneficiado. São investimentos que em menor tempo serão triplicados com a iniciativa privada que estará aproveitando essa nova obra. Parabéns Equatorial por acreditar que Oeiras é merecedora desses investimentos”, destacou o prefeito.  

Equatorial Piauí realiza lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras — imagem 3

O Presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, reforçou o compromisso da Equatorial em contribuir para o desenvolvimento do estado. ”A missão da Equatorial Piauí é distribuir energia com qualidade, responsabilidade social e ambiental para assegurar o desenvolvimento do estado. Essa é uma missão muito séria e que norteia o nosso trabalho todos os dias. Oeiras é uma região muito importante, que tem crescido bastante e já estava em nosso planejamento fazer esse investimento. Estamos duplicando a subestação e teremos muitos anos de capacidade energética. Espero que a gente precise fazer mais ampliações, porque isso significa que nossos investimentos estão desenvolvendo a região”, finaliza o presidente.