
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
Com o objetivo estabelecer um diálogo com famílias agrícolas e autoridades competentes no sentido de procurar alternativas a curto, médio e longo prazo, para o problema da escassez de chuva enfrentado pelos trabalhadores rurais, a Escola Família Agrícola Dom Edilberto do município de Colônia do Piauí, realizou nesta quarta-feira (19) o Seminário de Alternativas de Produção para a Região do Semi-árido.
O seminário contou com a participação de representantes da Fundação Dom Edilberto, BNB, Emater, Codevasf e Secretaria Municipal de Agricultura. A construção de barragens, açudes e poços foram apontados como forma de proporcionar aos agricultores familiares, apoio para que a lavoura suporte os períodos de seca.
O evento também será realizado no município de Cajazeiras e São João da Varjota, Santo Inácio e Oeiras com datas previstas para o mês de junho.
Seca já atingiu mais de 12 mil pessoas na região de Oeiras
Análise divulgada pelo CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis) apontou perdas significativas nas culturas do arroz (90%), milho (90%), feijão (75%) e fava (69%). A seca prolongada que atingiu a região do semi- árido, nos últimos meses, prejudicou a vida de pelo menos 12 400 pessoas da região de Oeiras.
Entre as consequências da estiagem estão: a falta de água para o consumo humano e animal no decorrer do ano, já que os agricultores não têm água acumulada nos reservatórios e a migração dos agricultores para os centros urbanos (êxodo rural) em busca de trabalho.