Geral
Escola de tanque é campeã na 1ª disputa da gincana piauí
Por: em 30/08/2009 - 23:53
A disputa foi acirrada e definida na última hora. Mas, quem levou a melhor foi a Unidade Escolar São Sebastião, do município de Tanque no Piauí (211 km de Teresina), que é jurisdicionada a 8ª GRE com sede em Oeiras, na primeira classificatória da gincana "Piauí, eu conheço essa história" que aconteceu neste sábado (29).
A Escola São Sebastião, é uma das escolas mais simples do estado. Para se ter uma idéia, seu piso ainda é de chão batido. No entanto, a escola ficou entre as dez melhores do estado, conquistando o direito de participar dessa gincana que é promovida pela TV Cidade Verde.
Momentos de tensão marcaram a disputa, que terminou com placar apertado de 80 a 70. Cada aluno recebeu de prêmio um MP4 e a escola ganhou um computador da Supriforms Informática.
A escola Maria de Carvalho, da cidade de Santo Antônio de Lisboa, saiu na frente quando a São Sebastião errou a terceira pergunta. Desde então a competição seguiu bastante equilibrada. Em alguns momentos uma equipe estava na frente, mas na pergunta seguinte a disputa ficava empatada ou a outra equipe tinha a vantagem.
A campeã só foi revelada na última pergunta, quando a escola Maria de Carvalho errou a resposta sobre a formação étnica da população piauiense, que é “produto da miscigenação racial e cultural de vários elementos raciais” e empatou a disputa. O desempate ocorreu com a resposta sobre a origem do nome da cidade de Oeiras que foi dada corretamente pela São Sebastião, que saiu vencedora.
A alegria foi grande e todos ficaram muito emocionados. Ao final, ambas as equipes se abraçaram e se parabenizaram, pois as duas já eram vitoriosas antes mesmo da gincana.
Agora a escola São Sebastião vai para a semi final e enfrenta a Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, no próximo sábado a partir das 12h15 no programa ao vivo. São 10 escolas selecionadas com melhores notas do Enem que participam da gincana que é realizada pela TV Cidade Verde, como parte do início das comemorações do Dia do Piauí.