
Colônia do Piauà realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, semana passada, as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas das escolas municipais de Colônia do Piauí evoluíram de 3,9 para 4,6, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que vão do 1° ao 5° ano. Nas séries finais (6º ao 9º ano), a média foi 4,1.
“Os investimentos realizados pela Prefeitura de Colônia do Piauí na área da Educação, o trabalho coletivo desenvolvido pelos profissionais da área e a participação da comunidade escolar já começaram a mostrar bons resultados: a Educação do município avançou”, destaca Francisco Veloso, secretário municipal de Educação.
O secretário revela que, das instituições avaliadas no município, duas delas apresentam índices que ultrapassam as metas estabelecidas pelo MEC: a escola ‘Mãe Laura’, que pulou de 4,2 para 5,1; nota superior à meta que era de 4,7. E o ‘Eliseu Barroso’, que saltou de 3,6 para 5,0, suplantando a meta prevista que era 4.1. O objetivo do Governo Federal é que todas as escolas públicas do Brasil atinjam a nota 6 até 2021.
Coletados no ano passado, os dados do índice levam em conta os resultados da Prova Brasil (português e matemática) aplicada nos estudantes e os índices de aprovação escolar. “Colônia do Piauí atingiu este resultado no Ideb graças ao trabalho de todos os profissionais, que se envolvem diariamente no processo de aprendizagem de nossos alunos. Todas as instituições estão de parabéns por iniciativas que visam melhorar a qualidade da educação de nossa cidade”, comemora Francisco Veloso.
O Ideb é divulgado a cada dois anos e é uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica. O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura de milhares de unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo o Brasil.