Starlink recua e acata decisão judicial e bloqueia acesso ao X no Brasil
04/09/2024 - 08:01STF ordenou o bloqueio das contas bancárias da Starlink para garantir o pagamento de multas
A JN Telecom, uma empresa localizada em Oeiras e reconhecida por seus serviços em todo o Brasil, traz à tona um importante aviso sobre uma nova modalidade de fraude: o "Golpe da mão fantasma". Erenito Júnior, um renomado técnico em TI da empresa, destaca os riscos dessa prática que já afetou mais de 40 mil pessoas no Brasil, de acordo com a Superintendência da Polícia Federal.
Também conhecido como "golpe da mão invisível", esse esquema de fraude se baseia em estratégias de engenharia social, nas quais os criminosos manipulam os usuários para obter informações confidenciais. É importante conhecer seu funcionamento e aprender a se proteger adequadamente.
Como funciona o "Golpe da mão fantasma"
Os fraudadores iniciam o processo entrando em contato com suas potenciais vítimas, fazendo-se passar por falsos funcionários bancários. Utilizando abordagens enganosas, como informar sobre invasões de conta, clonagem ou movimentações suspeitas, os criminosos persistem até convencer a vítima de que estão realmente representando a instituição financeira.
Uma vez estabelecido o engano, o golpista informa que enviará um link para a instalação de um aplicativo supostamente capaz de solucionar o problema relatado. No entanto, esse link normalmente contém um malware, que permite ao criminoso ter acesso remoto ao smartphone da vítima. Ao instalar o aplicativo, o cliente inadvertidamente concede acesso total aos golpistas ao seu dispositivo.
Com acesso ao aparelho comprometido, os fraudadores têm a possibilidade de realizar buscas por senhas eventualmente armazenadas pelos usuários em aplicativos e sites. Infelizmente, muitas pessoas utilizam métodos inseguros, como blocos de notas, e-mails ou até mesmo mensagens de WhatsApp, para anotar essas informações, tornando-as alvos fáceis para os criminosos.
Dicas para se proteger do "Golpe da mão fantasma"
-Diante desse perigo iminente, Erenito Júnior oferece conselhos práticos para ajudar as pessoas a se protegerem contra esse golpe cada vez mais comum:
-Mantenha-se desconfiado: Lembre-se de que os bancos nunca ligam solicitando a instalação de aplicativos em seu celular. Se receber qualquer pedido nesse sentido, mantenha-se em alerta máximo.
-Nunca compartilhe senhas ou faça transferências por telefone: Os bancos nunca solicitam senhas ou números de cartões por telefone, tampouco autorizam transferências ou pagamentos dessa maneira.
-Instale aplicativos apenas através das lojas oficiais: Sempre baixe os aplicativos de sua instituição financeira por meio das lojas oficiais em seu smartphone. Evite clicar em links enviados por terceiros.
-Evite instalar aplicativos de origem desconhecida: Mantenha-se longe de ferramentas de procedência duvidosa.
-Não utilize a mesma senha do banco em outros serviços: Proteja-se usando senhas diferentes para o aplicativo do banco e outros serviços online, como e-comércios. Dessa forma, você reduzirá o risco de exposição caso alguma senha seja comprometida.
-Troque suas senhas regularmente: Desenvolva o hábito de alterar suas senhas periodicamente. Isso dificulta a ação dos golpistas.
-Utilize senhas fortes e autenticações de dois fatores: Opte por senhas complexas, combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Além disso, ative a autenticação de dois fatores sempre que possível, adicionando uma camada extra de segurança.
-Verifique com a instituição financeira: Se receber uma ligação suspeita, entre em contato com sua instituição financeira pelos canais oficiais e utilize um telefone diferente para confirmar se há algum problema em sua conta.
Diante dessas precauções, é possível minimizar consideravelmente o risco de cair no "Golpe da mão fantasma" e proteger suas informações financeiras. Caso suspeite de qualquer atividade fraudulenta ou tenha sido vítima desse golpe, não hesite em contatar a JN Telecom. Com a experiência e conhecimento de Erenito Júnior e sua equipe, você poderá receber a assistência necessária para recuperar sua segurança online.
Esteja sempre vigilante e adote medidas de segurança para desfrutar de uma experiência digital tranquila. Lembre-se: a prevenção é a chave para evitar transtornos futuros.
E caso e necessite dos serviços na JN Telecom, a empresa está situada no Posto Leme II, na avenida Rui Barbosa, próximo ao Hospital Deolindo Couto, no Centro de Oeiras.