
PRF salva bebê de um mês engasgado com leite materno em Floriano
02/05/2025 - 18:23O bebê havia parado de respirar após se engasgar durante a amamentação em casa
Estreia dia 11 de Dezembro ás 17h no Espaço Cultural Maria Bonita o Espetáculo "Ratimbum - Pararatimbum" de Paulo Sacaldassy encenado por atores da Associação Brincantes do Folclore Nordestino e direção de Leonardo Carlos, reapresentações dia 17 e 18 de Dezembro.
O espetáculo faz parte do Projeto "A Arte Incentiva a Literatura de Cordel" Prêmio Patativa do Assaré, o projeto será desenvolvido no primeiro semestre de 2012 e dentro de seus objetivos é o trabalho de formação de novos cordelistas nas escolas públicas. Será aberto um concurso de histórias em cordéis com premiações em dinheiro, bem como palestras e workshop nas escolas sobre a importância da literatura de cordel. Será montado um espetáculo de bonecos que circulará com o grupo pelas cidades de Floriano, Canto do Buriti, São Francisco do PiauÃ, Tamboril e Barão de Grajaú. Todas essas cidades participarão do projeto que resultará no lançamento de um livro com os melhores cordéis.
O espetáculo conta a história de um reino mágico, em que um menino e uma menina, vão ajudar a Boneca de Pano e o Soldadinho de Chumbo, a salvar o velho Palhaço das garras da terrÃvel Bruxa Papão, que já hipnotizou todas as crianças com seus programas infantis e agora está atrás da alegria do Palhaço, para então poder dominar o mundo das crianças. Uma aventura, onde o Julinho e a Clarinha vão conhecer através da Boneca e do Soldadinho, antigas brincadeiras infantis, resgatando a a alegria inocente de brincar.
A abertura do espetáculo ainda conta com a participação de Joãozinho e Zezinho que são dois bonecos que fazem a abertura do espetáculo com histórias engraças e incentivando o gosto pela literatura de cordel, contando os seus contos de forma lúdica e valorizando o saber cultural do cordel.
Esse é o grande começo de produções da Associação Brincantes do Folclore Nordestino que a cada ano mostra a todos a que veio, valorizando o poder da leitura, de seus atores, da comunidade e de todos que valorizam o verdadeiro valor cultural de nossa cidade.